Em mais um dia de intercâmbio pela Europa, os 12 estudantes goianos do programa Aprendiz do Futuro participaram, nesta terça-feira (15), de evento oficial no Palácio da Generalidade da Catalunha, em Barcelona, com a presença do presidente da Catalunha, Pere Aragonès, do presidente da Fundesplai, Josep Espina, e de autoridades locais, além de 12 jovens catalães que são atendidos pela Fundesplai e estão acompanhando os jovens brasileiros durante esses dias em Barcelona como parte do intercâmbio cultural.
Representando o Governo de Goiás, a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, apresentou as iniciativas do governo Ronaldo Caiado na área social, em especial o programa Aprendiz do Futuro, que tem colaboração da Renapsi em parceria com a fundação catalã Fundesplai.
“Mais do que nunca, é preciso pensar em estratégias sociais que aliem educação e preparação para o mercado, levando em consideração a desigualdade e a vulnerabilidade dos jovens e de suas famílias, para que eles possam chegar ao mercado de trabalho mais qualificados e bem preparados, com reais condições de competitividade. É isso que o Aprendiz do Futuro faz”, explicou Gracinha Caiado. Também acompanham a comitiva do Governo de Goiás o secretário de Desenvolvimento Social de Goiás, Wellington Matos, e a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.
O presidente da Catalunha, Pere Aragonès, elogiou a iniciativa do Governo de Goiás e ressaltou o trabalho que a Fundesplai realiza há mais de 50 anos com os jovens de regiões mais vulneráveis de Barcelona. “Precisamos colocar como valor fundamental os direitos e garantias de oportunidade. A Renapsi e Fundesplai, junto com o Governo de Goiás, apresentam uma excelente iniciativa para os jovens e cumprem um papel fundamental nos nossos países. Estamos empoderando jovens e fortalecendo a autoestima e cidadania desses jovens para o futuro”, discursou.
Durante o evento no palácio de origem medieval, o presidente da Fundesplai, Josep Espina, ressaltou a oportunidade única que os jovens brasileiros e os jovens catalães estão tendo. “Hoje aqui há 12 jovens brasileiros e 12 jovens catalães. Vocês sabem melhor que nós que muitos jovens não têm trabalho e não têm estudo, e o pior, não têm esperança. Quero falar para os jovens aqui presentes que aproveitem esse programa de esperança.”
As ações da Fundesplai alcançam mais de 260 mil pessoas por ano na Espanha. A fundação é parceira da Renapsi na gestão do programa goiano de sócio-aprendizagem, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que já contempla 6.250 jovens em Goiás. Com a visita da comitiva goiana a Barcelona e o sucesso do intercâmbio dos 12 estudantes, a perspectiva é de ampliar essa parceria.
O secretário da Seds, Wellington Matos, acredita que Goiás sai na frente no quesito de ações voltadas para juventude. “Estamos tendo a oportunidade não apenas de conhecer novas experiências na área social voltadas para a juventude, mas também mostrar os resultados do trabalho que é feito pela gestão Ronaldo Caiado nesta área, expondo ao mundo as grandes perspectivas de parcerias que temos em Goiás”, disse.
Intercâmbio
Os 12 Aprendizes do Futuro selecionados para intercâmbio cultural na Europa iniciaram a programação no último domingo (13) e seguem com agendas oficiais nos próximos dias nas cidades de Barcelona, na Espanha, e Bruxelas, na Bélgica. Ainda esta semana, visitarão o Parlamento Europeu, além de participarem de evento de tecnologia, mesa de discussões sobre espaço da juventude com políticos europeus, jantar de gala e outras atividades.
A viagem, uma iniciativa do Governo de Goiás em parceria com a Renapsi, é uma premiação aos aprendizes com melhores notas, desempenho em redação e nas atividades de orientação profissional. Os estudantes selecionados ganharam a viagem com todas as despesas pagas, além de roupas, custeio do passaporte e documentação necessária.
Gabinete de Políticas Sociais – Governo de Goiás