Na segunda quinzena de outubro, o shopping Conjunto Nacional realizou uma pesquisa, via aplicativo, para entender o que os brasilienses pretendem comprar na Black Friday deste ano. Com 53,07% da preferência estão os eletrodomésticos, seguidos por moda, com 49,23%, eletroeletrônicos, com 47,5%, casa e decoração, com 44,23% e gastronomia, com 16,53%. Os 520 respondentes puderam escolher mais de uma das opções apresentadas.
O item vencedor na preferência entre os pesquisados foi o telefone celular. “Seguindo a expectativa em relação à proximidade da Copa do Mundo de Futebol, o segundo produto na lista de desejo dos nossos clientes, de acordo com a pesquisa, é a televisão”, contou Fernanda Lima, coordenadora de Marketing do Conjunto Nacional.
No segmento mais votado, eletrodomésticos, 190 respondentes disseram que comprarão eletrodomésticos em geral, outros 133 vão aproveitar a data para comprar televisão e 62 para comprar geladeira. Em relação à moda, a feminina vem em primeiro lugar, com 186 votos, seguida por calçados e bolsas, com 139 votos, e acessórios, com 109 votos. Já nos eletroeletrônicos, 152 estão aguardando a Black Friday para comprar um celular novo, 127 para adquirir um computador ou notebook e 106 vão buscar eletroportáteis em geral.
A pesquisa foi realizada em 10 shoppings da rede Ancar Ivanhoe em todo o Brasil, com 6.205 respondentes. No âmbito nacional, os eletroeletrônicos serão os mais procurados (55,37%), seguidos por moda (50,18%), eletrodomésticos (32,86%) e beleza e cuidados especiais (28,20%).
Super descontos – Segundo Fernanda Lima, a pesquisa serviu para embasar a campanha do shopping para a Black Friday deste ano. O Conjunto Nacional vai disponibilizar, via aplicativo, cupons relâmpagos com super descontos que chegarão a 90%, além das ofertas que serão oferecidas pelos lojistas. Este ano, a Black Friday do Conjunto Nacional vai durar 10 dias, de 21 a 30 de novembro. Os cupons serão liberados durante todos os dias da promoção e serão incluídas lojas como Ótica Nacional, Intimissimi, Fujioka, Granado, Polishop, Outback, Tech Master, Zelo, MMartin e Life Vivara.
“Queremos ajudar nossos clientes a adquirirem seus produtos mais desejados e a aproveitarem ao máximo o tão aguardado campeonato mundial de futebol. Além dos superdescontos, vamos sortear três TVs Samsung Smart de 75’ e vamos presentear os consumidores que apresentarem seus cupons de compras de pelo menos R$ 400 no ponto de trocas com coolers de cerveja exclusivos”, adiantou a coordenadora de Marketing. O brinde será limitado a uma unidade por CPF. Para participar do sorteio das TVs, o cliente deverá cadastrar suas notas fiscais. A cada R$ 400 em compras, será gerado um cupom. Compras realizadas nas lojas Fujioka darão direito a cupons em dobro.
Preparação – O primeiro e mais tradicional shopping de Brasília chega a novembro com 98% de ocupação das lojas. O número é maior que o registrado antes da pandemia, em 2019. Apenas de janeiro a agosto, foram inauguradas 13 lojas e 15 quiosques. A expectativa é que 20 novas marcas abram as portas no empreendimento até o final do ano, aproveitando as grandes datas do segundo semestre, como Black Friday e Natal.
Entre as novas marcas, o Superintendente Giuliano Bragaglia destaca a Criatiff, Fujioka Mega Store, Granado, Lupo Sport, Cacau Show Super Store, Vivara Life, TNG Femme, Plié, Polyelle, Sapatinho de Luxo, Mariana Perdomo Doceria, Kimmiso e Barbearia Gallo Man, além da expansão da Renner. A expectativa é que as novas lojas gerem até 300 novos postos de trabalho até o final de 2022.
A taxa de ocupação animadora coroa um ano de grandes investimentos do shopping em sua estrutura física, interna e externa, e em entretenimento e lazer. Em abril, o Conjunto Nacional inaugurou o Jardim Urbano, um novo espaço ao ar livre, localizado no 3º piso do shopping, que já se consolidou como um ponto de encontro dos brasilienses e palco de shows e eventos culturais, infantis e sustentáveis.
Entre as novidades do shopping está a inauguração do iFood Hub, estrutura que concentra a retirada de pedidos, trazendo mais eficiência logística à operação de entrega de produtos, refeições e alimentos. “Fizemos obras de revitalização, com mudanças internas planejadas para melhorar o fluxo e dar mais conforto aos clientes e estamos em fase de conclusão das alterações nas fachadas posterior e laterais do shopping, que vão trazer mais acessibilidade e segurança, com melhorias na iluminação. Até o final deste ano, os investimentos realizados entre 2021 e 2022 vão somar R$ 19 milhões, incluindo as obras internas, das fachadas e acessos de pedestre na fachada virada para o Setor Hoteleiro”, disse Bragalia.
Para o próximo ano, a expectativa é quanto à renovação da icônica fachada frontal, com a substituição das lonas por painéis de LED. “O novo formato trará ainda mais beleza a nossa fachada, considerada um cartão postal de Brasília, com menores custos para os anunciantes e de forma muito mais sustentável”, explicou o superintendente.