O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que pretende adotar medidas emergenciais para a recuperação de efetivo policial, assim que assumir a gestão. Segundo ele, uma gratificação para inativos retornarem é uma medida barata e de rápida solução.
A medida emergencial, segundo ele, é uma forma de amenizar os anseios da população, por segurança, sobretudo nas regiões administrativas. Além disso, Ibaneis argumentou que não é possível, ainda, contratar novos policiais, devido ao fundo constitucional, que deve ser negociado com o congresso e o Tribunal de Contas da União, já que o financiamento da segurança no DF, é do governo federal.
Assuntos foram debatidos e propostas foram colocadas em uma carta final, assinada pelos chefes dos executivos das unidades da federação. As medidas foram propostas para combater a criminalidade e reduzir a ação de facções criminosas dentro e fora dos presídios. Uma das ideias defendidas por alguns governadores é a redução da maioridade penal. A respeito desse tema, Ibaneis ressaltou que não vê a medida como solução para o problema da violência e defendeu a ressocialização das pessoas em restrição de liberdade.
O futuro governador ainda anunciou que vai divulgar edital de licitação para uma nova sede do Instituto Médico Legal, no DF. As declarações foram dadas nesta quarta-feira (12), em Brasília, durante o Fórum dos Governadores, do qual Ibaneis é um dos organizadores. A reunião foi sobre o tema de segurança pública e os gestores estaduais, eleitos e reeleitos, estiveram com o futuro Ministro de Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.