O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) está selecionando voluntários com 60 anos ou mais que tiveram Covid-19 e apresentaram perda de memória, de atenção ou dificuldades de raciocínio após contrair a doença. Ao longo dos encontros, que serão realizados de forma online, os participantes serão convidados a exercitar a mente e aprender estratégias que auxiliam no dia a dia. Os interessados têm até o dia 31 de maio para se inscrever pelo e-mail executivamenteparaidosos@
Perdas de memória e atenção, diminuição da velocidade de processamento e prejuízo nas funções executivas estão entre algumas das queixas de pacientes que tiveram Covid-19, comprometendo a funcionalidade, a qualidade de vida e o bem-estar da população afetada. “Frente a essa realidade, as intervenções cognitivas estimulam a plasticidade cerebral por meio do uso e ensino de estratégias que podem compensar e otimizar essas habilidades”, explica o coordenador da pós-graduação em Gerontologia da UCB, Henrique Salmazo.
Como vai funcionar
Primeiro, os participantes vão passar por uma avaliação cognitiva e serão instruídos sobre os encontros virtuais pela internet. Então, fazem o primeiro ciclo, composto por oito encontros seguido por uma avaliação. Depois vem o segundo ciclo, também com oito encontros e uma avaliação. As reuniões virtuais ocorrem duas vezes por semana. Já as avaliações serão realizadas de forma presencial no Câmpus Taguatinga da UCB, com agendamento prévio da equipe. A duração do estudo está prevista para seis meses.
“Os participantes farão exercícios de treino cognitivo, com enfoque para funções executivas. Serão treinadas atividades como atenção, velocidade de processamento, memória operacional, detecção e inibição de estímulos, planejamento. Vão participar também de atividades de educação em saúde”, explica Salmazo, que é orientador do estudo.
Além dos encontros virtuais, os participantes vão receber apostilas, materiais de apoio e supervisão da equipe de pesquisadores. Conduzem o estudo a doutoranda Ana Paula Pertussati Teperino e seu orientador, Henrique Salmazo da Silva.
Caso a pessoa idosa não tenha contraído Covid-19, mas queira potencializar a sua cognição, também será possível se inscrever para participar.
Serviço
Seleção de voluntários para pesquisa “Treino Cognitivo online para pessoas idosas no contexto da COVID-19”
Inscrições até 31 de maio de 2023 pelo e-mail executivamenteparaidosos@
Início do estudo: junho de 2023
Periodicidade: encontros 2 vezes por semana de forma online
Duração do estudo: 6 meses
Número de vagas: 80
Crédito da foto: Imagem de Freepik