Dia 25 de julho é comemorado o dia do escritor. Com o intuito de dar voz a classe literária, que através da escrita transmite conhecimento, cultura, cria personagens, conta histórias, e transforma a vida de muitas pessoas e também o mundo. Diante desse dia importante, o governo municipal trouxe uma escritora e cidadã novogamense para que possamos conhecê-la. Você conhece Pâmela Marques?
Pâmela Marques é nordestina, nasceu em 1986, em Caxias, no Maranhão, veio para o Novo Gama no início da década de 90, com os pais Ivelta e Manoel; conhecido na cidade como seu Jesus, e suas irmãs Priscila, Poliana e Patrícia. Sua vida acadêmica começou nas escolas do município, Bela Vista e CAIC, finalizando o ensino médio no CEM 02 do Gama.
O interesse de Pâmela pela escrita começou ainda na pré-adolescência. Escrevia nos diários que a mãe dava, e foi a partir daí que a paixão pela escrita começou a tomar de conta dessa jovem menina que sonhava em ser escritora. Em 2002, começou a escrever para blogs, na época começou a usar os sites para publicar sua rotina diária, e a partir daí foi dado o start para o que Pâmela queria para seu futuro: Ser Escritora!
No ano de 2013 foi publicado seu primeiro livro intitulado MEL & PIMENTA, no ano seguinte fez parte de um projeto em coautoria chamado Colorindo as Palavras e, no ano de 2018, lançou seu segundo livro intitulado A VIDA APÓS O AMOR. Seu estilo de escrita é a prosa poética e em seu último livro a escritora nos presenteou, por meio da prosa poética e inspirada em canções, textos que nos fazem enxergar o amor em situações cotidianas.
E ela não parou por aí, o terceiro livro está a caminho, na fase de revisão final e se chama: RELAÇÕES ABUSIVAS: AQUILO QUE OS OLHOS NÃO VÊEM. Neste livro, Pâmela pretende abordar relações abusivas sob a ótica da vítima, reunindo relatos de pessoas reais que estiveram em condição de vulnerabilidade dentro de um relacionamento.
Ler transforma! A leitura nos traz lições importantes sobre a vida, o pensar crítico, e ajuda no estímulo para a construção de um mundo melhor, e Pâmela ressalta a importância de políticas públicas para o incentivo à leitura. “Eu acredito que o acesso à leitura continua sendo um grande desafio no Brasil, ainda mais com o advento da internet e as redes sociais. O mundo anda muito acelerado e hoje temos outros meios de entretenimento, mas ainda acredito no poder transformador da leitura. O jovem só lê aquilo que o interessa, por isso acho super importante a criação de políticas públicas para incentivá-los”. diz Pâmela Marques.
Além de escritora, Pâmela Marques é formada em administração, Tecnóloga em Secretariado e Especialista em Comunicação Social e Marketing, secretária executiva há 11 anos no Ministério da Justiça e Segurança Pública, e escreve sob encomenda votos de casamento e discursos. Essa artista literária, filha de Novo Gama, reúne em suas redes sociais, fanpage no facebook, instagram e tumblr, mais de 400 mil seguidores.