Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Projeto da Católica de Brasília ensina português para migrantes e refugiados

África, Colômbia, Cuba, Paquistão. Esses são alguns dos locais de origem de alunos que passaram pelo curso de Português para migrantes e refugiados ofertados pela Universidade Católica de Brasília (UCB) no primeiro semestre deste ano. O projeto abre novas turmas todo semestre e está com vagas abertas para as aulas que iniciam em agosto. Além de contribuir com o aprimoramento dos aspectos linguísticos da leitura, da escrita e da oralidade, as aulas auxiliam na obtenção do certificado de proficiência em Língua Portuguesa, documento exigido pela Polícia Federal para quem busca a naturalização.

“A oportunidade da UCB foi maravilhosa para minha vida. Quando cheguei ao Brasil não tinha possibilidade de falar com muitas pessoas. Foi muito importante para aprender a falar e escrever na Língua Portuguesa, para ter mais comunicação com as pessoas, conhecendo mais a cultura do Brasil”, conta Resfa Yazmin. Natural da Colômbia, está há dois anos e meio no Brasil e pretende continuar os estudos por aqui, e fazer um doutorado.

Para o paquistanês Talib Hussain Gohar as aulas foram muito importantes para “conseguir escrever melhor o português e da forma correta”. No Brasil desde setembro de 2021, se inscreveu no projeto em 2022, mas acabou interrompendo os estudos para fazer uma viagem com a esposa, a brasileira Edna Maria Rodriguez Santana. No começo deste ano, voltou ao projeto e conquistou o nível intermediário. “Os professores foram muito prestativos e tive uma lição diferente, ao fazer parte de uma turma com estudantes de vários países”, relata.

Talib deixou seu país por causa de ameaças de morte após se converter ao cristianismo. Mas garante que hoje está realizado no Brasil. Tem seu próprio negócio com a esposa, um restaurante e lanchonete de comida árabe, uma casa e um carro. “Aqui estou tendo uma bela vida”.

Inscrições
Para participar, os interessados devem procurar a Coordenação de Extensão que fica localizada no Bloco M, sala 207, no Câmpus Taguatinga da UCB. Os documentos necessários para realizar a inscrição são: foto 3×4; comprovante de endereço; CPF; Registro Nacional de Migração (RNM); passaporte e carteira de trabalho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Projeto SER+
As aulas de português fazem parte do Projeto SER+, que é uma iniciativa da Universidade Católica de Brasília em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e já atendeu mais de 700 pessoas desde 2014. Para os estudantes voluntários dos cursos de graduação, funciona como atividade complementar, além de dar a oportunidade aos acadêmicos de participar do dia a dia de uma determinada comunidade, entender sua dinâmica, seus problemas, suas peculiaridades e ajudá-la a pensar soluções.

Serviço
Aulas de Português para migrantes e refugiados
Vagas abertas para 2º semestre de 2023
Documentos necessários: foto 3×4; comprovante de endereço; CPF; Registro Nacional de Migração (RNM); passaporte e carteira de trabalho.
Local de inscrição: Coordenação de Extensão, no Bloco M, sala 207, no Campus da UCB de Taguatinga.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Endereço: QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga, Brasília/DF.
Mais informações: (61) 3356-9032 ou pelo e-mail projetosermais@ucb.br.