Na manhã desta quinta-feira (10), Dia Nacional do Protetor de Animais, o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes, participou do Fórum Nacional de Proteção Animal, realizado em um auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de discutir o Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos.
O secretário Gutemberg destacou que a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF) já traz a proteção animal em sua nomenclatura. “Nós estruturamos uma subsecretaria para dar atenção a essa questão, que é extremamente relevante”, disse. Segundo ele, o manejo populacional ético de cães e gatos abarca um conjunto de estratégias desenvolvidas para prevenir a falta de controle e o abandono animal, e promover a tutela responsável, sob a ótica da promoção da saúde da comunidade, do bem-estar humano e animal e do equilíbrio ambiental.
Para a subsecretária de Proteção Animal da Sema-DF, Edilene Cerqueira, a sanidade e controle populacional dos animais domésticos é um tema de significativa importância. “Além do bem-estar dos animais, interfere diretamente no equilíbrio do meio ambiente e na saúde pública”, comentou.
O dia 10 de agosto é considerado o Dia do Protetor de Animais. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância da proteção dos direitos dos animais, assim como para homenagear quem se dedica tanto a eles, seja resgatando, abrigando ou mesmo lutando contra o abandono e maus-tratos.
*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema-DF)
Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira