Cativar alunos e a comunidade acadêmica com histórias que estimulam a procura por sucesso na carreira. Esse era o desafio do Centro Universitário de Brasília (CEUB) ao implementar a estratégia ‘Always On’ no TikTok, apostando na presença na plataforma ao longo de todo o ano – não apenas no período do vestibular. Depois de seis meses de operação, os resultados falam por si: o CEUB reduziu em 92% o custo por clique em campanhas da marca e aumentou 1.927% o tráfego das landing pages. O tempo médio das sessões cresceu 1.325%, indicando maior interesse e engajamento do público.
Ao conectar a instituição com sua comunidade durante todo o ano, a campanha ‘Always On’ no TikTok, gerou resultados positivos tanto em reconhecimento de marca quanto em conversões de matrículas, comemora Luiz Perez, head de Marketing, Vendas e Novos Negócios da instituição, que é reconhecida por sua trajetória de Educação Superior há 55 anos. “O CEUB foi a 1ª universidade do Distrito Federal a entrar no TikTok, destacando a inteligência de mercado arrojada e inovadora, que reforça a proposta de Ensino Superior a partir de experiências autênticas”, afirma Luiz Perez.
O investimento no TikTok for Business se deu pela característica da ferramenta alcançar tanto pessoas interessadas em graduação, pós-graduação e cursos livres, quanto os pais que procuram informações sobre a universidade para os filhos. Esse trabalho demanda um relacionamento constante com o cliente, como explica Val Soares, Brand Marketing Manager do CEUB. “É importante garantir presença constante ao longo do mês, durante todo o ano, inclusive em horários menos convencionais, como madrugadas e finais de semana. O objetivo é simples: estar lá, sempre presente na mente do público”, afirma Val.
A estratégia, que começou em 2022, envolveu uma campanha de outbound contínua, com postagens orgânicas na página do CEUB e interação constante com o público, atrelada a diferentes formatos de anúncios do TikTok, como In-Feed Ads, Pangle e Spark Ads. “A segmentação dos anúncios foi ajustada ao longo do ano, com foco em alcance e tráfego em períodos mais distantes do vestibular, e em conversões nas sazonalidades do setor de ensino, especialmente próximo ao período de inscrições”, detalha Eduardo Martins, consultor de Estratégia Digital do CEUB.
Os resultados positivos também potencializaram a marca nas demais plataformas de mídia, gerando um efeito cascata benéfico para o CEUB. “As campanhas de awareness impactaram diretamente as demais campanhas de performance, fazendo com que os resultados fossem otimizados em todas as etapas do funil, inclusive naquelas em que o TikTok não fazia parte. Uma espécie de bola de neve, que começou pequena nas férias e terminou gigante na época de vestibular”, acrescenta Val Soares.
Sobre o CEUB
O CEUB é uma das instituições de ensino superior mais renomadas do Centro-Oeste, com padrão de qualidade reconhecido em todo o país. Pautado pela trajetória de pioneirismo, excelência e inovação, atua há 55 anos no Distrito Federal com corpo docente altamente qualificado e excelente estrutura. Oferece mais de 60 cursos em diversas especialidades, possui 18 mil alunos matriculados e ultrapassa a marca dos 100 mil graduados no CEUB.