Brasília foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, como um exemplo notável de planejamento urbano e arquitetura moderna.
A definição da candidatura de Brasília aconteceu em 7 de dezembro de 1987, em Paris, na Reunião Ordinária do Comitê do Patrimônio Mundial. Vinte e um integrantes do Comitê estavam no plenário.
Ademais, a cidade foi reconhecida por sua significância como um laboratório social e cultural, onde diferentes culturas regionais do Brasil se encontram e se misturam, tornando-se um exemplo de diversidade cultural.
O conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília, construído a partir do Plano Piloto, um projeto de Lucio Costa, foi inscrito no Livro de Tombo Histórico pelo Iphan em 14 de março de 1990. Primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecida pela Unesco, em 1987, como Patrimônio Mundial. Sua principal característica é a monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora.
Fotos: Emanuelle Sena