O administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno, fala sobre a importância desse espaço urbano para a qualidade de vida dos brasilienses. “O Parque da Cidade é mais do que um espaço verde, é o coração de Brasília. Inserido na estrutura da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, o Parque da Cidade não é apenas um local de recreação, mas um patrimônio que conecta gerações, promove a prática esportiva e preserva a natureza que caracteriza nossa capital. Além disso, é um ponto de encontro democrático, lazer e convivência para a população do Plano Piloto, onde famílias, atletas e amantes da natureza se encontram para desfrutar de momentos únicos”, destaca.
Pensando em um presente para a comunidade, na última semana foi inaugurada a primeira Praça de Articulação Social (PAS) do Parque. O evento foi organizado pelo administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno, contou com a participação do administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, do Deputado Federal, Julio César Ribeiro e de demais autoridades do GDF
O espaço no Parque foi reservado para fomentar a integração e o contato com diversas ações culturais, que serão ofertadas pelo GDF e pela Administração do Parque, que hoje é gerida pela Secretaria de Esporte e Lazer.
“Com esse fontanário as pessoas podem encher o seu galão e tomar água purificada alcalina. A ideia foi excelente para que as pessoas possam se hidratar e também ter maior contato com as belezas do Parque, que é o maior ponto de encontro da capital”, disse o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.
O local também conta com energia solar e pontos de energia para os usuários poderem carregar equipamentos eletrônicos, via USB. Além disso, possui um fontanário, que purifica todo tipo de água, por meio da nanotecnologia.
Para o secretário de Esporte e Lazer Interino, Renato Junqueira, a novidade significa um avanço na busca por inovação associada à sustentabilidade e pela promoção do bem-estar social. “Para nós da SEL o espaço é motivo de comemoração. Essa inauguração é o resultado de que a parceria e o nosso apoio a este projeto deram certo. A Praça de Articulação Social é um equipamento público que segue os princípios sustentáveis. Além disso, o espaço visa agregar serviços multifuncionais que frequentemente são buscados pelos frequentadores do parque”, declara.
O Parque da Cidade contabiliza, em uma área de 420 hectares, uma série de atrativos para todas as idades, como churrasqueiras, quadras para a prática de modalidades esportivas, parques infantis, praças, lagos, Centro Hípico, restaurantes e um extenso Pavilhão de Exposições e recebe, em média, 14 mil pessoas de segunda a sexta-feira e 37 mil aos fins de semana.
Texto: Daniela Uejo
Fotos: Agência Brasília