Com o objetivo de combater o bullying e o ciberbullying, o Colégio Marista Champagnat – Taguatinga, desenvolveu e distribuirá aos seus estudantes, na próxima semana uma cartilha anti-buylling para esclarecer sobre as diferentes formas de violência no ambiente escolar.
O material pretende ser um instrumento de trabalho para sensibilizar os públicos institucionais e, consequentemente, promover a conscientização coletiva para a atuação que inibe a prática do bullying. Além disso, visa colaborar com a construção e a manutenção de uma escola segura, que protege e contribui para o estabelecimento de relações afetuosas, das práticas de tolerância e de não-violência. No material, é possível encontrar a legislação relacionada ao tema, como a recente Lei 13.185, de 2015, que estabelece o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, conceitos e formas de bullying, os sujeitos envolvidos, prevenção e enfrentamento e ainda, como identificar o bullying nos espaços pedagógicos.
A Cartilha “Sou Marista e respeito as Diferenças – a identificação do bullying como forma de prevenir e enfrentar a prática nas unidades maristas”, é uma ferramenta para fortalecer a campanha de Prevenção e Combate ao Bullying presente em todas as 29 unidades socioeducativas Maristas. O material está disponível para o público externo no endereço www.marista.edu.br/naocurtobullying e pode auxiliar professores, pedagogos e outros profissionais que atuam na Educação.