Jurana Lopes
Em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, a equipe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCIH) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) fez uma grande ação nesta quarta-feira (8), na entrada principal da unidade, para tratar sobre o tema.
“A lavagem das mãos é o ato mais simples, mais barato e mais eficaz na proteção e prevenção das infecções tanto dos pacientes quanto dos profissionais”, explica Aldyennes Barroso de Carvalho, enfermeira do NCIH.
Segundo ela, é extremamente importante a elaboração e execução de um movimento que promova a conscientização dos colaboradores que promovem assistência direta e indireta ao paciente, bem como dar a visibilidade necessária para a importância desse ato.
Durante a ação, para aumentar a adesão dos profissionais do HRSM ao movimento, foram realizadas atividades lúdicas por meio de jogos, black box, quiz de perguntas e respostas sobre o tema e a simulação realística voltada para assistência ao paciente.
Você sabia?
As infecções associadas à atenção à saúde estão entre os eventos mais frequentes que ocorrem na prestação de serviços de saúde. Essas infecções, muitas das quais são causadas por organismos multirresistentes, prejudicam pacientes, visitantes e profissionais de saúde e representam um fardo para os sistemas de saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que nenhuma pessoa que recebe ou presta atenção à saúde deve estar exposta ao risco de ser prejudicada por uma infecção prevenível. A higiene e limpeza das mãos dignificam e são um sinal de respeito às pessoas que buscam atenção à saúde e facilitam o trabalho de quem a entrega.
Fotos: Divulgação/IgesDF