Para ajudar os contribuintes que ainda não fizeram a Declaração de Imposto de Renda 2024, o prazo encerra dia 31 de maio, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) realiza no sábado (25) um plantão fiscal extraordinário gratuito para auxiliar contribuintes com o preenchimento da declaração. A ação faz parte do Plantão Fiscal 2024, que auxiliou a população durante os meses de março, abril e maio por meio do atendimento oferecido pelo NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), em parceria com a coordenação, professores e alunos do curso de Ciências Contábeis.
Os atendimentos serão das 9h às 17h, realizados por ordem de chegada. Para participar, o contribuinte deverá levar a documentação básica exigida, mesmo quando escolher iniciar o preenchimento da declaração pela pré-preenchida. Também serão mantidos os atendimentos de segunda a sexta, das 18h30 às 19h30, durante os dias úteis no mês de maio.
Com apoio técnico da Receita Federal do Brasil, o atendimento é voltado para pessoa física, com renda mensal de até 5 mil reais, empregadores domésticos e microempreendedores individuais. Criado há nove anos, o NAF já realizou mais de 3.300 atendimentos e consultorias presenciais até então.
Brasília é a terceira capital do país com o maior número de contribuintes obrigados a entregarem a DIRPF ao Fisco Federal. Até às 11h do dia 15 de maio de 2024, 25,3 milhões de declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita no Brasil. A expectativa do órgão é de que 43 milhões de contribuintes entreguem a declaração.
Para o correto preenchimento da declaração de 2024 ou conferência da pré-preenchida é necessária a apresentação mínima dos seguintes documentos referentes às informações de 2023:
- Última declaração de IR e o recibo de entrega, se houver
- Documentos pessoais do declarante (Título de eleitor, CPF e comprovante de endereço)
- CPF do(s) dependente(s) e alimentando(s), se houver
- Informe de Rendimentos fornecido pela(s) fonte(s) pagadora(s);
- Informe de Saldos e Rendimentos fornecido pela(s) instituição(ões) bancária(s)
- Informe fornecido pela(s) exchange(s) sobre criptoativos
- Notas de corretagens dos investimentos em ações
- Data e dados da decisão judicial envolvendo a pensão alimentícia
- Comprovante de rendimentos recebidos de pessoas físicas (rendimento do trabalho não assalariado, aluguéis, pensões alimentícias e outros)
- Comprovante de apuração mensal do Carnê Leão e DARFs pagos
- Documento de compra e venda de veículos, motocicletas, imóveis ou embarcações durante o ano-calendário
- Comprovantes das despesas pagas com a identificação do titular ou dependentes às creches, escolas, faculdades, médicos, clínicas, hospitais, exames laboratoriais e radiológicos, aparelhos e próteses ortopédicas, planos de saúde no Brasil, previdência complementar e pensão alimentícia judicial)
- Comprovantes de pagamentos efetuados a título de aluguéis, pensão alimentícia, arrendamento rural e aos profissionais autônomos (advogados, engenheiros, arquitetos, corretores, professores e outros)
SERVIÇO
Plantão Fiscal Extraordinário 2024 (NAF – UDF)
Atendimentos: de acordo com a ordem de chegada
Data e horário: 25 de maio (sábado), das 9h às 17h.
Outros dias disponíveis para o atendimento:
Até dia 31/05: de segunda a sexta, das 18h30 às 19h30
Local: Sede do NAF-UDF (1º andar – edifício sede UDF – 704/904 Sul – Brasilia/DF)
Sobre o UDF – Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil. Instituição tradicional no ensino de Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da saúde e de tecnologia, além de oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.udf.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.
XCOM Agência de Comunicação UDF