Quando falamos de carreiras em constante crescimento e alta demanda no mercado de trabalho, duas áreas vêm à mente: Ciência de Dados e Marketing Digital. Agora, imagine se capacitar em uma graduação que trabalhe com as duas juntas. Esta é a proposta do curso Ciência de Dados e Marketing Digital, lançado pelo Centro Universitário UNICEPLAC. O objetivo é unir os dois conhecimentos para formar profissionais capacitados em tomar decisões estratégicas, fundamentadas em análises precisas e, assim, gerar mais valor para as empresas.
O curso está entre as profissões do futuro que devem dominar o mercado já em 2024, de acordo com estudo elaborado pelo Fórum Econômico Mundial. Segundo pesquisa, entre as áreas de crescimento mais rápido, o big data está no topo da lista de oportunidades, com 65% dos entrevistados esperando crescimento de empregos em funções relacionadas, incluindo o marketing.
“Desde o início da era digital, os profissionais de marketing têm enfrentado uma avalanche de transformações que geram um número cada vez maior de dados, fundamentais para tomadas de decisões. Mas para transformar essas informações em insights de valor, é importante que se tenha capacitação e boas ferramentas. Logo, o UNICEPLAC identificou essa necessidade e desenvolveu um curso que prepara o estudante para atuar neste cenário desafiador e em constante evolução”, explica Leandro Castro, coordenador do curso de Ciência de Dados e Marketing Digital da instituição.
De acordo com o especialista, compreender os dados permite que empresas direcionem suas mensagens e campanhas para grupos específicos de consumidores com maior probabilidade de engajamento e conversão, aumentando assim sua competitividade no mercado. “E quando utilizamos a inteligência artificial e o aprendizado de máquina de forma estratégica, conseguimos ampliar ainda mais o impacto dos dados no marketing. Essas novas tecnologias têm o potencial de automatizar tarefas, melhorar a eficiência e capacidade de análise, além de contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras”, destaca Leandro.
O currículo do curso de Ciência de Dados e Marketing Digital do UNICEPLAC também foi pensado para atender este cenário em constante mudanças. A graduação tem duração de dois anos e está dividida em oito módulos com micro certificações em áreas estratégicas, como Marketing e Conteúdo, Gestão de Projetos, Marketing Digital e Gestão de Dados. “O curso entende a flexibilidade como uma soft skill e se adapta à rotina do aluno, que pode estudar quando e onde quiser, e ainda desenvolver habilidades práticas em encontros presenciais que acontecem duas vezes por semana, em um ambiente colaborativo e totalmente prático”, explica o professor.
Ao longo das disciplinas, os estudantes irão aprimorar suas habilidades em uma ampla gama de conhecimentos, desde a análise de dados até a criação de campanhas de marketing inovadoras.Durante o curso, os estudantes irão aprender a aplicar conceitos de estatística, programação, python, machine learning, KPIs, segmentação de mercado, redes neurais, regressão logística, marketing de performance, chatbots e demais ferramentas para otimizar processos e impulsionar estratégias inovadoras de marketing. “Queremos capacitar nossos alunos para liderar a próxima revolução digital”, completa Leandro.
Diferenciais do UNICEPLAC
Referência em educação superior no Distrito Federal há quase 40 anos, o Centro Universitário UNICEPLAC é nota máxima no MEC e incentiva um processo de aprendizagem a partir de metodologias ativas. Em seus mais de 25 cursos de graduação, incluindo Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia, entre outros, além de aprender toda a teoria em sala de aula, os alunos desenvolvem habilidades práticas nos melhores laboratórios da região.
Saiba mais em: https://www.uniceplac.edu.br/curso/marketing-digital-ciencia-de-dados/