Para cada casal que chega ao fim, dois têm um novo começo, de acordo com os dados das Estatísticas do Registro Civil de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É nesse contexto que o Boticário, marca mais lembrada e preferida dos brasileiros para presentear*, provoca consumidores, em campanha do Dia do Amor, a seguir acreditando e agindo para que o amor aconteça. Inspirada na mecânica do vinil, a marca criou uma analogia entre o amor e a música: assim como as trilhas sonoras,o recomeço pode acontecer de diversas formas. O filme retrata uma jornada de altos e baixos, fins e novos começos, assim como vemos na vida real em que mesmo com o aumento de divórcios e o questionamento sobre a dedicação atual para relacionamentos, dois novos casais se formam e novas possibilidades de relações nascem. “Como marca que fala de amor, sentimos a necessidade de convidar os consumidores a sempre acreditarem nesse sentimento tão potente, compreendendo o quanto vale a pena insistir em uma trilha já conhecida ou se é hora de pular para uma nova melodia, hora de recomeçar”, conta Marcela de Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. Com o reposicionamento do tradicional 12 de junho para “Dia do Amor” em 2022, a marca reforça o conceito da campanha por meio da composição artística retratada a partir da semiótica do disco de vinil, que busca representar os ciclos dos relacionamentos amorosos. “Vamos dar play no amor junto a um time de influenciadores, celebridades e muitas histórias reais para celebrar a data neste ano”, completa Marcela. Vinil: a trilha dos amores da sua vida O vídeo começa na sala de uma casa, quando uma mulher respira profundamente e coloca um disco para tocar em uma vitrola. Em um movimento de câmera, a sala se transforma em outro ambiente, mais etéreo, onde um disco gigante gira no chão. Em cima do disco, ela e um parceiro estão dançando colados e românticos, no ritmo da música. Em determinado momento, os parceiros se desencontram dentro do próprio relacionamento, mas que, apesar dos contratempos e desacertos com outras pessoas, há sempre uma nova possibilidade, e o amor sempre acha uma maneira de encontrá-los novamente, ainda que seja em outra trilha sonora. Veja o filme completo aqui. Produzido pela agência GUT, agência de comunicação do Boticário, o conceito do filme traz um paralelo com as relações reais e dá continuidade a produções que apostam na conexão emocional com o consumidor. “Com uma metáfora superbonita, mostramos que o amor tem seus altos e baixos, mas sempre encontra um jeito de sobreviver, seja com a mesma pessoa, seja com outra, em uma nova relação. É um filme para celebrar o amor como o sentimento mais constante nas nossas vidas” comentam Sofia Calvit e Juliana Utsch, diretoras de criação daGut. |
Estratégia 360º: ações digitais e experiência off para estimular o amor em casais e solteiros Para aterrissar no território do amor, que já é ocupado pela marca, e ampliar a conversa, o Boticário conta com uma estratégia 360º que contempla desde conteúdo nas redes sociais, até ativações e conteúdos com influenciadores parceiros, que tenham se reencontrado ou buscam se redescobrir no amor. Com conceito e caminho criativo idealizados pela agência SoWhat, o assunto dos enamorados começa no X, onde teremos o start da campanha digital, que depois é amplificada para o TikTok e o Instagram. Por meio da hashtag #PlayNoAmor, o movimento reforça que, depois da pausa para se reencontrar, é hora de ressignificar e trocar o disco para deixar o amor encontrar você de novo. Protagonizando a estratégia, o novo casal e sensação do momento: a atriz Rafa Kalimann e o ator Allan Souza Lima irão contar sobre o relacionamento e a trajetória de reencontro no amor. Já o ator João Guilherme, vai liderar o conteúdo dos solteiros, dando #PlayNoContatinho e incentivando as pessoas a viverem os diferentes formatos de relação amorosa. “Tínhamos o desafio de levar a mesma mensagem do filme de campanha para as redes da marca, mas de forma nativa e assim nasceu a #PlaynoAmor, inspirada na expressão já usada pela comunidade, que traduz o ânimo de viver algo. Com a hashtag, criamos um movimento para as pessoas contarem suas histórias e continuarem acreditando no amor”, conta Gui Zunttini, diretor de criação de Fashion & Beauty da SoWhat. Por fim, para transportar os casais para momentos de emoção vividos a dois, a marca convida as pessoas a relembrarem e se reconectarem com o amor por meio de um takeover ambientado em um listening bar (formato original do Japão, onde o foco do espaço é a qualidade do som e o apreço pelo vinil), em que, com fones de ouvidos, os convidados irão ouvir relatos de relações reais, inspirando casais e solteiros a se reconectarem com o amor. Além de escutar as faixas mais românticas em discos de vinil, cada um vai ser tocado por essas histórias no evento e se emocionar. Será uma noite de evento, idealizada pela agência PROS e acontece em São Paulo no dia 4 de junho. Ficha técnica do filme de campanha Agência: GUT São PauloAnunciante: Grupo BoticárioProduto: O BoticárioTítulo: DiscoDuração: 60 sTerritório: BrasilCCO: Bruno BruxECD: Murilo Melo, Pedro AraújoCreative Directors: Juliana Utsch eSofia CalvitACDs: Daniel Ogawa e Leonardo ZardoCreatives: Gabriel Soeiro e ZecaCastilhoCEO:Valéria BaroneHeadof Account: Alessandra VisintainerGroupAccount Director: Dolores De PauliAccountManager: Andrio FoppaAccountSupervisor: Milena CruzAccountExecutive: Adriana Pepe GozHeadof Strategy: Gisele BambaceStrategy Director: Mercedes Barusso,Felipe Masson e Carolina BiágioStrategy Manager: Tiago Tuiuíu,Alfredo Cardin e Isabella LabateHeadof Creative Content: Nathalia CapistranoContentCreative Director: Adriana BoghosianContentStrategist: Leandro Lemos e Isabella RibeiroContentCreative Strategist: Bruna DahmerCreativeData: Matheus SeverinoPR Director: Barbara LimaHead of Media & Data: DouglasSilveiraMedia Director: Tatiana MurakamiMedia Manager: Paola BastosMedia Supervisor: Jayane LopesMedia Coordinators: Bianca Pirane eMayra SalesBI Supervisor: Carol KrügerOperations Director: Claudia NakaharaProject Manager: Anna StrohmHeadof Production: Monica SiqueiraDirectorof Production: Rafael MottaProduction Manager: Luciane NuvolaraSecretária de Produção: Lia SatiroProdutora de Imagem: Czar SpDirector: Otavio MachadoManagingPartner: Pedro GiomiMANAGINGDIRECTOR/EP: Rodrigo CastelloLINEPRODUCER: Mariê NunesLINEPRODUCER ASSISTANT: Gabriel RamiresHEADOF CREATIVE DEPARTMENT: Diana FalcãoHEADOF PRODUCTION (LANDSCAPE): Renata MunarettoPRODUCTIONCOORDINATOR (LANDSCAPE): Alex Missaka1stAD: Flavia Meszberg2stAD: Ana BiancoDOP:Mau PadilhaPRODUCTIONDESIGNER: Andrés ZarzaPROP MANAGER: Ana Paula Cordeiro BragaSFX:Bruno StegerPRODUCTIONMANAGER: Guilherme ValiengoPRODUCTION ASSISTANTS: Lorran Oliveirae Julia Gurgel BotelhoCASTING: Alice WolfensonLOCATION: Gabriela Salgado e IgorSilva dos SantosCOSTUME DESIGNER: Nina GuimarãesMAKEUP/HAIR: Paulo GuerraPOST-PRODUCTION:Mosh Post ProductionPOST-PRODUCTIONCOORDINATOR: Troop postEDITOR: Danilo AbrahamEDITOR (ADDITIONAL CUTS): RicardoPinheiro – GansoCOLOR GRADING: Ana EscorseProdutora de Som: Satélite AudioDireção Musical: Roberto Coelho,Kito Siqueira e Hurso AmbrifiAtendimento: Fernanda Costa e KarenNakamuraProdução Musical: Roberto Coelho,Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Aloizio LowsFinalização: Carla Cornea, VithorMoraes, Arthur Dossa, Esteban Romero e Andre GianniniCoordenação de Produção: CamilaGuedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana TardelliAprovação do cliente: Renata Gomide,Marcela de Masi, Giovanna Orlandeli, Ligia Monteiro Estratégia 360º SoWhat CEO: Bruno LunardonCOO: Carolina SwinkaCCO: Rodrigo Poersch Diretora Executiva de Beleza: Sofia Ricciardi Diretor de Criação: Gui ZunttiniDiretor Audiovisual: Kevin Agostinho Direção de arte: Rebeca Gozdecki Redação: Beatriz Stradiotto e Isabela Sperka Gerente de Relevância: Ana Catharina Bessa Coordenadora de Relevância: Luiza Queluz Supervisora de Relevância: Duane Silva Analistas de Relevância: Giovanna Barducco, Ingrid Gaston, Gabriel Ferreira ePaula Castro Estagiárias de Relevância: Ana Beatriz Gonçalves e Raiane Torres Diretora de Atendimento: Evelyn Silvestre Coordenadora de Atendimento: Ana Vitória Storelli Atendimento: Amanda Andrioni e Luiza Ferreira Diretora de Mídia: Iuellen SouzaCoordenadora de Mídia: Camila Manosso Analistas de Mídia: Ina Oneda e Matheus Tamaki Estagiário de Mídia: Luiz Conceição Supervisor de B.I: Rafael Patelli Analista de B.I: Marijane Souza Coordenadora de Social Media: Micheli Seniv Coordenador de Community Manager: Erick Espedito Estrategista de Community Manager: Hansses AndersonAprovação do cliente: Renata Gomide,Marcela de Masi, Giovanna Orlandeli, Ligia Monteiro * Fonte: Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizadodurante o mês de Dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Belezasão produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem |
***Sobre O Boticário O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais. *Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022. **Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022. |