Imagine um ambiente escolar onde cães terapeutas ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão dos alunos. Essa é a proposta inovadora do deputado Daniel Donizet, que está empenhado em expandir o “Projeto Cãoterapia” para todas as escolas públicas e privadas do Distrito Federal.
No CED Gesner Teixeira, no Gama, as cachorras Dandara e a gatinha Lady Laura já estão fazendo a diferença. Resgatadas das ruas, elas foram adotadas para atuar como pets terapeutas, trazendo alegria e bem-estar para os alunos. O projeto, apoiado pelo mandato do deputado, demonstra como a interação com animais pode promover benefícios significativos, como a melhora da socialização e a redução de problemas emocionais entre os estudantes.
A cachorrinha Dandara foi adotada pela instituição após uma aluna com problemas psicológicos pedir para ela ficar, conta a diretora Maria da Guia: “A Dandara entrou três vezes na escola e na terceira vez ela foi direto para o colo de uma aluna que estava sofrendo gravemente de sintomas de depressão. A aluna passou a tarde com ela e pediu para a cachorrinha ficar na escola e aceitamos o pedido”, disse.
O projeto de lei 2464/2021 apresentado na Câmara Legislativa do DF prevê que os animais terapeutas nas escolas tenham acesso a água, alimentação e abrigos adequados, além de serem acompanhados por monitores especializados para garantir seu bem-estar.
O deputado Daniel Donizet convida a comunidade a compartilhar essa iniciativa e ajudar a divulgar a causa. “Imagina se toda escola tivesse um cão terapeuta? Temos um projeto de lei que irá implementar essa ideia em escolas públicas e privadas do DF. Essa ideia revolucionária pode transformar a educação e o bem-estar dentro das escolas”, comenta Daniel.