A sede da Organização Internacional Nova Acrópole no Brasil, em parceria com o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília e o Instituto Paraense de Educação e Arte (Ipearte) realizaram o evento “Educação para Paz” no Consulado Brasileiro em Nova York, no dia 12 de julho.
Estiveram presentes organismos internacionais, organizações não governamentais, representantes de instituições brasileiras na área de educação e membros da comunidade brasileira no país que acolheram com interesse o aporte da Filosofia Aplicada como elemento humanizador da educação.
A ministra Marissol Romariz, do Consulado Brasileiro, deu as boas-vindas e falou sobre o protagonismo brasileiro na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tiveram origem na Rio 92 e, por sua vez, serviram de base para os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, anterior aos ODS. Falou ainda sobre a importância de instituições como Nova Acrópole para promover o ODS 16 que trata de Paz, Justiça e Instituições Fortes.
Logo após, a professora Melissa Andrade Costa, voluntária de Nova Acrópole, trouxe o tema da Filosofia como a busca pelas essências e causas mais profundas dos acontecimentos e como a Filosofia Aplicada trata de conhecer as leis da natureza para viver em harmonia com elas. Nesse sentido, o conceito de paz pode ser entendido não apenas como um conceito político, mas como um componente essencial e interno a cada ser humano. Andrade argumentou também sobre a necessidade de se fazer uma ponte entre a dimensão interna do ser humano e a política pública a fim de que esta última possa ter maior profundidade, promovendo mudanças que estejam ancoradas, antes de tudo, em uma mudança mais essencial e sustentável.
O professor Mário Brasil, da Universidade de Brasília, apresentou o programa “Música para o Bem” do programa “Criança para o Bem”, que promove a autoestima e o crescimento de crianças e jovens, baseado em valores humanos. Ele contou como este trabalho contribui para a promoção da paz porque, entre outras coisas, oferece aos jovens, alternativas de convivência e perspectiva de vida para além da violência a que estão expostos de maneira cotidiana na periferia de Brasília.
A palestrante Katia Lazera, fundadora e diretora do Ipearte, instituição que trabalha com crianças em situação de vulnerabilidade em Marituba, no Pará, apresentou como o trabalho com arte e filosofia pode ser transformador para crianças e jovens. O Ipearte se tornou referência no município ao acolher crianças no contraturno escolar e contribuir para o desenvolvimento local. O programa é um agente indutor do desenvolvimento local porque dialoga e trabalha em rede com outras instituições locais.
Katia também apresentou o programa “Criança para o Bem”, sediado em Brasília e realizado com a metodologia “Aprender para o Bem”, que acolhe crianças e ensina como as virtudes são fundamentais para a construção de cada indivíduo. As crianças relatam que aprendem sobre o amor, convivência, respeito e solidariedade, entre outras virtudes, contribuindo para uma convivência melhor na família e com seus pares.
O evento fechou com perguntas da plateia sobre o conceito da paz com uma visão mais filosófica, sobre em que medida a filosofia deveria voltar para o Ensino Médio no Brasil, sobre a arte como ferramenta de coesão social em iniciativas em outros países, além e questões sobre como a filosofia poderia continuar a aportar a trazer uma visão mais profunda, contribuindo para políticas mais inclusivas e humanas.
A síntese do evento mostra a necessidade de mudança de um paradigma tecnicista, externo, para uma visão de mundo mais humana e profunda. Nova York é uma cidade de contrastes, com muitos e visíveis problemas sociais. Há muita dor humana que necessita ser cuidada e não pode ser resolvida apenas com aporte financeiro, mas sobretudo com novas perspectivas, sonhos próprios da alma humana. O evento tratou destes desafios, que não são próprios apenas de NY, mas do ser humano que necessita de respostas mais profundas e humanas para conduzir sua vida com presença e sentido.