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Boticário reforça a importância da responsabilidade parental mais igualitária em campanha de Dia dos Pais

Segundo pesquisa do DataFolha, realizada em março de 2024, para 69% dos brasileiros*, as mulheres devem ser as principais responsáveis por cuidar de filhos recém-nascidos. É neste contexto que o Boticário está novamente na vanguarda dos debates sociais na campanha de Dia dos Pais pelo segundo ano consecutivo. Por outra perspectiva, destaca os benefícios da licença parental universal como pilar fundamental para uma sociedade mais inclusiva, posicionando-se enquanto agente de transformação.
Liderar pautas sobre diversidade e outros temas relevantes para a sociedade é um dos propósitos da marca, que fomenta a reflexão sobre o aumento da licença paternidade (para pais cis e trans), atualmente de 5 dias para 120 dias. O benefício é uma realidade para os colaboradores do Grupo Boticário desde 2021, enquanto o Boticário é a marca da holding que fortalece essa narrativa por meio de suas campanhas de Dia dos Pais. No ano passado, a marca convidou as pessoas a refletirem sobre a importância da presença genuína do pai nos primeiros momentos do novo filho(a) e, consequentemente, estimulou a construção de vínculos de qualidade, afeto, confiança e amor.

“As formações familiares mudaram muito, mas precisamos melhorar em muitos aspectos. É por isso que estamos trazendo novamente o tema; temos muito orgulho de falar sobre os muitos benefícios, oferecidos desde 2021, que a Licença Parental Universal do Grupo Boticário tem na vida de nossos colaboradores, mas queremos que isso se expanda. Foi a partir de muita escuta ativa que decidimos ampliar essas histórias de transformação para uma narrativa de impacto social em nossas campanhas de Dia dos Pais. O ponto de partida foi em 2023, mas, um ano depois, seguimos vendo essa como uma discussão propositiva e necessária para a construção de uma sociedade mais equânime”, explica Marcela de Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Para amplificar o alcance da mensagem, a marca lança, no dia 22 de julho, o filme-conceito da data, criado pela agência AlmapBBDO, que evidencia a pesquisa do DataFolha e os benefícios da licença parental universal em diversos canais e plataformas digitais, com uma estratégia 360° que abrange mídias online e off-line, fortalecendo a popularização do debate. “O Boticário segue abordando o tema porque ainda é muito necessário chamarmos a atenção sobre a necessidade de licenças universais, garantindo uma sociedade mais perto da igualdade entre gêneros. Queremos provocar a reflexão sobre a mensagem de que a licença de apenas 5 dias. passa para a sociedade”, comenta Fernando Duarte, diretor executivo de criação da AlmapBBDO.
Nas redes sociais, a campanha é ancorada no conceito de que é preciso mais do que 5 dias para o cuidado e a conexão inicial, mostrando a importância dos 120 dias e o impacto positivo dessa experiência, tanto para os pais quanto para os filhos. Por meio de influenciadores e nas redes proprietárias do Boticário, a marca abre e sustenta a conversa sobre o tema, além de debater a importância de ressignificar o conceito de paternidade.
Premiação em Cannes
A marca de beleza mais amada do Brasil* foi reconhecida no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions com o Leão de Bronze na categoria Glass, uma das mais relevantes por premiar trabalhos de impacto que abordam desigualdade de gênero e são capazes de mudar a cultura. A campanha Instinto Paterno, de 2023, que também entrou na shortlist da categoria de PR, convidou à reflexão sobre a licença parental como um benefício para a equidade de gênero no ambiente corporativo a partir do conceito “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”. No Brasil, a legislação assegura 120 dias de licença para mães, enquanto os pais têm direito a apenas 5 dias – realidade que o Grupo Boticário quer mudar desde 2021, quando implantou o benefício da Licença Parental Universal de 120 dias para todos os colaboradores, sejam cis, trans, em relações homo ou heteroafetivas, com filhos(as) consanguíneos(as) ou não.
FICHA TÉCNICAAnunciante: O BoticárioAgência: AlmapBBDOTítulo: BabytalkProduto: Dia dos Pais 2024Presidente e CEO: Filipe BartholomeuCCO: Luiz Sanches e Marco Giannelli (Pernil)Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del LamaDiretores de Criação: Mozar Gudin e Philippe DegenCriação: Bruno Antunes e Rodolfo GarciaProdução Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Giuliano SpringhettiPlanejamento: Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Maria Eduarda Menezes, Júlia Martins, Giovanna Schiavon, Nubia Yoshiura e João CalasansAtendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna De felippe,Thais Guarlotti e Kayuan FernandoMídia: Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Vitória Soares, Camila Lopes, Patrick Novaes e Paula KuriharaProdutora de imagem: Boiler Filmes
Direção: Dulcidio Caldeira
Produção Executiva: JulianaMartellotta
Head de Atendimento: LarissaPerrotta
Atendimento: Manu Fenerich, Sheila Santos e Jonas MonteHead de Coordenação: Juliana SigoloEquipe de Coordenação: Cynthia Gama, Cintia Varella, Marina Rohnik e Joyce Carvalho
Diretor de Produção: RobertinhoBellezia
Produtor: Marcelo CamposAssistente de Produção: Maurício Marcondes1° Assistente De Direção: Bruno Roberti2° Assistente de Direção: Eugênio Silveira Diretor De Fotografia: Juliano LopesDireção de Arte: Daniel MiragemAssistente de Arte: Flora MaringoniProdutora de Objetos: Daiana ArnaMaking Of: Guilherme FernandesFigurinista: Márcia Leite
Maquiador: Otávio Maciel
Produtor de Locação: KleberPereiraProdutor de Elenco: Carminha e Edu PivaHead de Pós-produção: Ricardo QuintelaMontagem: Ricardo Quintela
Finalização: Rodrigo Azambuja eRenata DalbemAssistente de Finalização: Jean Baptiste NetoColor Grading: Acauan PastorePós-produção: Flow VfxEstúdio de Som: Raw AudioProdutora de Som: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni,Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério BarbosaAprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi, Giovana Orlandeli, Eduardo Rebola, Bibiana De paula e Mayara Salgueiro
*Mulheres devem ser as principais cuidadoras de filhos recém-nascidos para 69% dos brasileiros.
**Fonte: Bem-Estar Parental nas Empresas, estudodesenvolvido por Filhos no Currículo e Infojobs, 2023. Revista Crescer eCartilha para Pais – Como Exercer uma Paternidade Ativa, divulgada em 2018 peloMinistério da Saúde. Relatório “Situação da Paternidade no Brasil”, 2021 |Pesquisa Deloitte 2023 | Revista Exame 2023 | Folha de S.Paulo 2024.
#OndeTemAmorTemBeleza*** Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.          
    
*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.      
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.Site 
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