O Guará viveu um fim de semana agitado com muita inovação, tecnologia e diversão. O centro disso tudo foi a Escola Técnica localizada na EQ 17/19, do Guará II. O Hackacity Guará 2024, evento que aconteceu nos dias 20 e 21 de julho, reuniu especialistas, empreendedores e entusiastas de tecnologia para dois dias repletos de palestras, workshops e competições que estimularam a criatividade e a inclusão digital. Organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico – DF (Codese) e apoiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Administração do Guará e fomentado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, o Hackacity Guará visa promover o desenvolvimento inteligente da cidade.
Na cerimônia de abertura, presenças ilustres marcaram o início do evento com falas importantes. Entre os convidados estavam Carlos Alberto, representante do Ministério da Ciência e da Tecnologia – Secretaria de Inovação; Gustavo Álvares, superintendente da Neoenergia; a deputada Jane Klebia (MDB-DF); e Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Suas falas destacaram a importância da inovação tecnológica e da sustentabilidade para o desenvolvimento das cidades inteligentes.
A deputada Jane Klebia falou sobre como um dos eixos de seu mandato é a ciência e a tecnologia. “Sempre em todas, absolutamente, todas as oportunidades que eu tive de estar em qualquer evento de ciência e tecnologia no DF, observo as falas de vocês como muito ricas para mim. Quero agradecer a tudo que eu ouvi, que de verdade hoje foi mais um dia de aprendizado e cada vez que eu participo de um evento de tecnologia, eu tenho mais certeza que o meu mandato está no caminho certo quando eu trago isso como eixo do meu mandato”, afirmou.
Já o presidente do IPHAN, Leandro Grass, falou sobre a importância de incentivar o aprendizado e educação dos jovens. “É inadmissível que a capital do país que deveria ser a bússola e a referência para o restante das regiões e dos Estados tenha praticamente um terço de desemprego e desocupação entre jovens. Então o que está acontecendo aqui hoje é luz, farol, esperança porque foca justamente na linguagem, nos instrumentos e nos canais que os jovens hoje estão interessados em fazer e construir. É preciso que a gente entenda que há uma nova geração surgindo. Essa geração, tem outras visões, tem outro processo de socialização. Nós não queremos a economia do passado, queremos economia do presente incluindo a todas as pessoas, eu fico muito feliz de ver as pessoas que estão aqui participando”, celebrou Leandro.
Um fim de semana de tecnologia e criatividade
Diversas palestras enriqueceram o evento, abordando temas cruciais para a inovação e a diversidade. Luana Génot, fundadora do Instituto Identidades do Brasil, discutiu a importância da inteligência artificial para promover a diversidade e a inovação; Giuliana Morrone, jornalista com mais de 30 anos de experiência, apresentou uma análise sobre a inteligência urbana do Guará, destacando as iniciativas e os desafios da cidade; Ricardo Chantilly e Márcio dos Santos Correa (Jamela), representantes da DiversiGames falaram sobre a inclusão e o impacto bilionário dos games na sociedade; Gilberto Lima Jr, futurista humanista digital, trouxe reflexões sobre as convicções para o futuro e Sol Brasil que é co-fundadora do Evento Prefeitos do Futuro, fundadora da Smart Brasília, diretora de Inovação na Associação Brasileira dos Municípios, falou sobre políticas públicas inovadoras, dentre outros convidados.
A programação foi desenhada para estimular a criatividade e a inclusão digital, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e à Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. “Este espaço de troca de ideias reforçou o compromisso do Hackacity em promover um futuro mais inteligente e conectado para a cidade” comentou Cristiane Pereira, coordenadora do Hackacity Guará.
Hackathon e competição de startups
Um dos destaques do evento foi o Hackathon, onde equipes competiram para desenvolver soluções para desafios cruciais, como incentivar o consumo local e otimizar a gestão de resíduos. As melhores ideias foram premiadas com até R$5 mil, incentivando a criação de projetos viáveis e inovadores que podem melhorar a qualidade de vida dos moradores do Guará. O terceiro lugar ficou com a startup Sustenta City, o segundo lugar ficou Sustentagro e o primeiro lugar com a startup Tech To You.
Além disso, a Incubadora Hackacity Guará apresentou os resultados de seus projetos, mostrando o impacto positivo do trabalho de empreendedores e pesquisadores locais. Um exemplo de sucesso é a startup Sustentagro, que foi premiada no evento AgroBrasília por suas iniciativas de redução da poluição ambiental, demonstrando o compromisso do Hackacity em promover a sustentabilidade.
Diversão e cultura geek com Eggs Brasil
Paralelamente às atividades tecnológicas, a programação também contou com o evento geek Eggs Brasil, que trouxe uma vibrante comunidade de gamers e cosplayers ao Guará. Este encontro geek foi um sucesso, proporcionando um ambiente descontraído e divertido para os amantes da cultura pop e dos jogos eletrônicos.
Impacto e legado do Hackacity 2024
O Hackacity 2024 na cidade do Guará foi mais do que um simples evento de tecnologia; buscou ser um catalisador para mudanças significativas na comunidade. Com uma programação diversificada que incluiu hackathons, palestras, exposições e atividades culturais, o evento deixou um legado de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento urbano inteligente.
“As startups premiadas e as iniciativas apresentadas durante o fim de semana certamente contribuirão para a construção de uma cidade mais feliz, sustentável e inovadora”, comemorou Cristiane Pereira, coordenadora do Hackacity Guará.
Para mais informações e detalhes sobre o evento, acesse o vídeo completo do Hackacity 2024.
Saiba mais em: hackacity.com.br.