Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Jornada Brasiliense de Urologia reúne mais de 150 especialistas para debater tecnologias e evidências científicas

Urologista do Hospital Anchieta moderou debate sobre hiperplasia protástica com especialistas de São Paulo e Rio de Janeiro

A Associação Médica de Brasília recebeu, nos últimos dias 2 e 3 de agosto, a Jornada de Brasiliense de Urologia. O evento foi marcado pelo debate das áreas da urologia mais importantes no dia a dia, com ênfase naquilo que há de mais recente em termos de tecnologia e evidência científica e reuniu mais de 150 especialistas durante os dois dias de encontro. 

No primeiro dia da Jornada, o urologista do Hospital Anchieta Rafael Maurmo moderou a mesa com o tema “Como acompanhar complicações vesicais do HPB após cirurgia”, do Bloco sobre Hiperplasia Prostática. Nesse debate, foram considerados casos de dois pacientes que enfrentaram complicações devido à demora na realização de cirurgias para o tratamento do crescimento benigno da próstata e teve a participação dos especialistas Daniel Carlos Moser da Silva, de São Paulo, e Rodrigo Loureiro de Marins e José Ailton Fernandes Silva, do Rio de Janeiro.  

Segundo o urologista Rafael Maurmo, nos casos abordados, foi ressaltado o impacto negativo da procrastinação na operação da próstata, resultando em problemas na bexiga e no seu funcionamento saudável. “A intenção foi destacar como é crucial que tais complicações poderiam ser evitadas por meio de intervenções cirúrgicas realizadas de forma oportuna e eficaz”, ressaltou o especialista. 

“A participação de profissionais do Hospital Anchieta em eventos como a Jornada Brasiliense de Urologia confirma que nós estamos sempre nos atualizando e compartilhando conhecimento. Tudo isso contribui para qualificar ainda mais nossa equipe médica”, disse o urologista Rafael Maurmo. 

Tecnologias

Ao oferecer tecnologias avançadas, como a cirurgia robótica e a laser, o Hospital Anchieta reafirma o compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes. As tecnologias de ponta permitem a realização de procedimentos com mais precisão e menos invasão cirúrgica. Essas abordagens possibilitam um tratamento mais precoce e eficiente, preservando a funcionalidade da bexiga e prevenindo complicações decorrentes do crescimento benigno da próstata. 

“Destaco que somos referência no tratamento do crescimento benigno da próstata, contribuindo para a prevenção de complicações e a promoção da saúde urológica dos nossos seus pacientes, uma vez que priorizamos o investimento em tecnologias de ponta, a promoção de uma abordagem preventiva e proativa e qualificação dos profissionais da instituição”, finalizou Rafael Maurmo.