Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Parceria entre L’Oréal Produtos Profissionais e Senac dá origem ao 1º Centro de Referência para capacitação de juventudes na área da beleza

Hoje, um em cada cinco jovens no Brasil não estuda e nem trabalha¹, sendo esse grupo formado, em sua maioria, por mulheres pretas e pardas¹, que veem, a partir desse cenário, suas oportunidades de mobilidade social reduzidas. Estima-se ainda que o Brasil já tenha perdido cerca de R$46,3 bilhões no PIB em razão da falta de inclusão produtiva de suas juventudes². É pensando em contribuir para transformar essa realidade que surge o Geração PRO.

“Quando olhamos para o salão de beleza vemos aqui uma super oportunidade, já que hoje 44% dos salões dizem não conseguir encontrar profissionais de qualidade no mercado. Ao nos unirmos a um grande player como o Senac, reforçamos nossa responsabilidade em fomentar um segmento profissional com inovação em serviços, produtos e pessoas, entendendo o salão como importante catalisador de mudanças sociais” afirma Joana Fleury, Diretora Geral de L’Oréal Produtos Profissionais no Brasil.

O termo de cooperação que marcará o pontapé inicial do projeto será assinado no dia 12 de agosto, durante a realização do L’Oréal PRO Summit, evento de imersão para o público profissional, idealizado por L’Oréal Produtos Profissionais. Joana Fleury, Diretora da divisão profissional no Brasil, José Aparecido Freire, Presidente do Sistema Fecomércio-DF, Vitor Corrêa, Diretor Regional do Senac-DF, e Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil, serão os responsáveis pelas assinaturas, além de apresentar o modelo educacional proposto e o espaço onde será sediado o novo Polo de Educação Profissional do Senac.

Localizado no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, em um espaço de 155m², o novo Polo de Educação Profissional contará com turnos pela manhã, tarde e noite, formando, ao todo, 45 jovens por mês. A primeira turma terá início em novembro deste ano no curso de ‘Cabeleireiro Básico’, cujo objetivo é justamente ensinar os conceitos básicos para o início da jornada profissional.

“Esse lançamento significa muito para o segmento de beleza no Distrito Federal. São mais de 23 mil empresas e mais de 70 mil trabalhadores que representam o setor, principalmente nos salões de beleza, e necessitam de qualificação profissional de excelência. A parceria do Senac com a L’Oréal demonstra isso. Para que a gente possa trazer cada vez mais qualidade para essas formações e atender bem a clientela de Brasília tão exigente por serviços de alta qualidade. O projeto também tem como foco a juventude. Buscamos capacitar uma parcela extremamente importante da sociedade que hoje tem dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. Com essa parceria, o Senac-DF ajuda a promover a inclusão produtiva desses jovens”, reforça Vitor Corrêa, Diretor Regional do Senac-DF.

Para completar o ciclo educacional e potencializar as taxas de empregabilidade, os cursos contarão, ainda, com o apoio do Sindicato dos Salões, Institutos e Centros de Beleza, Estética do Distrito Federal (Simbeleza-DF) e da Rede Hélio, importante rede de salões do Distrito Federal, que tem como compromisso apadrinhar parte desses alunos em seu corpo de profissionais.

Compromisso com o setor

O projeto Geração PRO é a continuidade de uma agenda robusta de iniciativas promovidas por L’Oréal Produtos Profissionais e parceiros em prol do desenvolvimento do setor e da sociedade como um todo.

Em 2023, junto ao Catraca Livre e ao Coletivo Mulheres Independentes da Providência, a divisão profissional da L’Oréal criou o projeto Beleza PRO do Futuro, cujo foco esteve em incluir produtivamente mulheres da região da Pequena África, no Rio de Janeiro, e honrar todo o passado dessa região, construindo pontes para novos futuros. Ao todo, 20 bolsas de estudos foram distribuídas para mulheres em situação de vulnerabilidade social no local.

Paralelamente às causas de marca, L’Oréal Produtos Profissionais atua ano após ano junto à Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), a fim de contribuir para a regulamentação da profissão e aceleração do setor.

Compromisso com as juventudes

Hoje no Brasil existe uma lacuna entre a educação formal e o mercado de trabalho, principalmente quando pensamos naqueles que não têm acesso a instituições de ensino renomadas. Por isso, o desenvolvimento é essencial para promover a empregabilidade e preparar os jovens que desejam ter um futuro promissor.

“No Grupo L’Oréal, acreditamos que exercemos um papel que vai além do esperado da esfera privada. Nossa agenda extra financeira e nosso foco em iniciativas sociais têm um peso enorme em tudo que idealizamos e fazemos. Nesse sentido, temos o L’ORÉAL PARA JOVENS, que visa não somente oferecer oportunidades de trabalho para pessoas em início de carreira, como também desenvolvê-los para o mercado, independente da empresa em que venham a ingressar ou trabalho que venham a exercer. A taxa de desemprego entre os jovens no Brasil está entre as mais altas do mundo e muitos destes jovens não sabem o que querem fazer, não conhecem os caminhos, nem possuem as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Nós temos meios, expertise e principalmente, a intenção genuína de guiá-los e suportá-los nesse momento de vida. Investir na juventude é investir no nosso futuro,” afirma Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil.

Compromisso com a educação profissional

O Senac-DF possui 7 unidades com salão de beleza escola no Distrito Federal. A instituição mantém um portfólio de cursos de beleza com 23 títulos e para 2024 a previsão é realizar 4.074 matrículas até o final do ano.

¹Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) – IBGE.

²Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

***

Sobre a L’Oréal Produtos Profissionais

L’Oréal Groupe é a maior empresa de beleza do mundo e está presente em diferentes países, incluindo o Brasil. A Divisão de Produtos Profissionais é uma de suas quatro divisões de negócios, detentora das marcas de cuidados capilares premium L’Oréal Professionnel, Kérastase e Redken, com produtos de coloração, tratamento e finalização de cabelos que são exclusivos para profissionais de salões de beleza.

Sobre o Senac

Desde 1967, o Senac-DF tem a missão de educar para o trabalho de forma inovadora e inclusiva nas áreas de comércio de bens, serviços, turismo e saúde. Por meio do modelo pedagógico da instituição, o aluno é o protagonista de seu aprendizado e o saber se aprende fazendo, colocando a teoria em prática ainda em sala de aula. A oferta de cursos inclui formações técnicas, livres e de ensino superior (tecnólogo), com mais de 1,3 milhão de alunos matriculados desde sua criação. Oferece cursos em áreas como Beleza, Gastronomia, Moda, Tecnologia, Gestão e Saúde, contribuindo para a superação dos problemas sociais e econômicos do país.

O Senac-DF transforma vidas por meio da educação profissional em suas unidades localizadas em: Ceilândia, Gama, Setor Comercial Sul, Sobradinho, Taguatinga e 903 Sul. A instituição possui também uma Faculdade de Tecnologia e Inovação (913 Sul); cinco Polos de Educação Profissional (Brazlândia, Pátio Brasil Shopping, Recanto das Emas, Santa Maria e São Sebastião); uma empresa pedagógica Café-Escola Casa de Chá (Esplanada dos Ministérios); uma central de matrículas (Rodoviária do Plano Piloto); quatro carretas-escola; e uma sede administrativa (712 Norte).

Sobre o Grupo L’Oréal no Brasil

O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.