Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

A história do teatro brasiliense por meio de seus dramaturgos

 Iniciado em junho deste ano, o EIXOENCENA convida o público a conhecer grandes autores do teatro brasileiro. Em sua primeira fase, apresentou trechos de obras de nomes como Martins Pena, José de Alencar, Machado de Assis e Arthur Azevedo, e estão disponíveis em radioeixo.com.br/blog/categories/eixoencena. Agora chegou a vez de apresentar as biografias de quem dá corpo ao teatro brasiliense.

            A partir de uma pesquisa que se aprofundou na trajetória dos e das personalidades do teatro local, Tiago De Carvalho, idealizador do projeto, chegou a uma série de 18 áudio-conversas que descortinam vida e obra esses e essas autoras. Programas que conduzem o ouvinte por vertentes distintas das artes cênicas como a dança, a mímica, o teatro de rua, o circo e o drama.

“Brasília vem criando sua tradição na dramaturgia desde os anos 1960, quando ainda eram recepção de obras vindas do eixo RJ/SP. Atualmente uma dramaturgia autoral trabalha a identidade da cidade política, que ganha o Brasil e tem como fio condutor o teatro contemporâneo para tratar a nossa vida urbana”, descreve Tiago, que é Doutor em Estudos Clássicos, pela Universidade de Coimbra, e Mestre em Teoria Literária, pela UNB, com trabalho sobre a Semiologia do Teatro e o Teatro Político de Bertolt Brecht.

Nesta nova etapa do EIXOENCENA o projeto celebra: Dulcina de Moraes; João Antônio de Lima Esteves; Humberto Pedrancini; Zé Regino; Hugo Rodas; Gê Martú; Os Irmãos Guimarães; Os Melhores do Mundo; Ary Para-Raios; Luciana Martuchelli; Lenora Lobo; Plínio Mosca; Miqueias Paz; Maurício Witczak; Tereza Padilha; André Amahro; Karla Calasans; e Felícia Johanson.

“Encerramos esta série de programas com esse brinde ao teatro local na veiculação de pílulas, de duração de 4 a 6 minutos cada, e que, de certa forma, narram a história da produção dramatúrgica do teatro brasileiro realizada a partir Capital Federal, por meio da biografia desses e dessas importantes artistas”, conclui Tiago. As gravações foram feitas por Tiago De Carvalho, Karla Calasans e Lílian Alencar.

Todos os programas poderão ser ouvidos na Web Rádio Eixo, parceira do projeto, e no tocador de áudio SoundCloud, com a seguinte programação: 2/12 (segunda) – Dulcina de Moraes; 3/12 (terça) – João Antônio de Lima Esteves; 4/12 (quarta) – Humberto Pedrancini; 5/12 (quinta) – Zé Regino; 9/12 (segunda) – Hugo Rodas; 10/12 (terça) – Gê Martú; 11/12 (quarta) – Os Irmãos Guimarães; 12/12 (quinta) – Os Melhores do Mundo; 16/12 (segunda) – Ary Para-Raios; 17/12 (terça) – Luciana Martuchelli; 18/12 (quarta) – Lenora Lobo; 19/12 (quinta) – Plínio Mosca; 23/12 (segunda) – Miqueias Paz; 24/12 (terça) – Maurício Witczak; 25/12 (quarta) – Tereza Padilha; 26/12 (quinta) – André Amahro; 30/12 (segunda) – Karla Calasans; e 31/12 (terça) – Felícia Johanson.