Após oito meses de atividades, a segunda edição do “Projeto Arte Brasil: Cultura e Cidadania no Itapoã”, voltado para o público feminino, chega ao fim neste sábado, 14 de dezembro, com um evento especial de encerramento. A programação é gratuita e aberta para toda a comunidade do Itapoã e região.
O evento será realizado na Casa de Cultura Kanzuá do Batukenjé, tradicional território cultural do DF, localizado na Quadra 378, Conjunto Q, Lote 5, e acontece das 9h às 12h. A programação inclui aula de dança com o grupo de mulheres Não Sou Obrigada, exposição dos trabalhos produzidos durante as oficinas, entrega de certificados às participantes e um show de música brasileira com o instrumentista Fernando Mangabeira.
Cultura e cidadania
Ao longo de oito meses, o projeto ofereceu oficinas gratuitas de crochê, biscuit e manufatura com materiais recicláveis, atendendo 25 mulheres do Itapoã, em cada uma das turmas. As aulas foram ministradas aos sábados, promovendo aprendizado técnico, empoderamento feminino e geração de renda alternativa. Além disso, a iniciativa fortaleceu a identidade cultural local, utilizando a Casa de Cultura Kanzuá, espaço simbólico e ponto de referência para a cultura popular na comunidade.
De acordo com Célin du Batuk, mestre percussionista do grupo Batukenjé e idealizador do projeto, o encerramento é uma oportunidade de reunir participantes, familiares e moradores para celebrar as conquistas alcançadas. “O projeto foi uma jornada de aprendizado e fortalecimento coletivo. Nada mais justo do que fechar essa edição com uma manhã de integração cultural, mostrando o talento e a dedicação das alunas, e, como não poderia ser diferente, proporcionando, música e dança para a nossa comunidade”, afirma.
Programação do evento
- 9h00: Acolhimento
- 9h30: Aula de Dança e Ritmos com Kelly – Grupo Não Sou Obrigada
- 10h15: Apresentação dos trabalhos, entrega de certificados e sorteio de brindes
- 10h45: Show de Música Brasileira com Fernando Mangabeira
- 11h30: Encerramento
Arte e cultura como transformação
Realizado pelo Grupo Cultural Batukenjé, o Projeto Arte Brasil é financiado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Desde sua primeira edição, a iniciativa busca oferecer oportunidades de aprendizado criativo para mulheres, contribuindo para a valorização da cultura e da cidadania no Distrito Federal.
Serviço
- O que: Encerramento do Projeto Arte Brasil: Cultura e Cidadania no Itapoã
- Quando: Sábado, 14 de dezembro, das 9h às 12h
- Onde: Casa de Cultura Kanzuá do Batukenjé – Quadra 378, Conjunto Q, Lote 5, Itapoã
- Entrada: Gratuita
Rede: @artebrasilprojeto