Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Início do ano é o momento ideal para atualizar o calendário vacinal e garantir a saúde

O início de um novo ano é a oportunidade ideal para priorizar a saúde e atualizar o calendário vacinal deve ser estar entre as prioridades desse cuidado. A vacinação é uma medida indispensável para prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico e promover qualidade de vida em todas as fases da vida. 

“As vacinas representam um dos maiores avanços da medicina moderna. Elas não apenas protegem cada indivíduo, mas também reduzem a circulação de agentes infecciosos na população, contribuindo significativamente para a saúde coletiva”, afirma Nayara Borba, biomédica do Sabin Diagnóstico e Saúde. 

A profissional destaca que o começo do ano é estratégico para verificar possíveis vacinas em atraso, especialmente em grupos prioritários como crianças, adolescentes, adultos com condições crônicas e idosos. “Manter o calendário vacinal atualizado previne doenças graves e evita complicações que poderiam ser facilmente controladas com a imunização”, pontua. 

Imunização em todas as etapas da vida 

Enfermeira responsável pelo serviço de vacinas no Sabin, Heryka Cavalcante ressalta a importância de vacinas específicas em diferentes fases. “A proteção contra a meningite meningocócica, por exemplo, é essencial para crianças e adolescentes. Atualmente, contamos com vacinas que abrangem os cinco principais sorotipos dessa doença: A, B, C, W e Y”, explica. 

A especialista também destaca a vacina contra o HPV, essencial para a prevenção de infecções associadas a diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, garganta e pênis, recomendada para homens e mulheres de 9 a 45 anos. Para idosos, ela enfatiza a importância das vacinas contra gripe (influenza) e herpes zóster, que ajudam a prevenir complicações graves frequentemente associadas a essas condições. 

A imunização é uma das ferramentas mais eficazes para impedir o retorno de doenças que já foram controladas ou erradicadas, como o sarampo e a poliomielite. “Baixos índices de cobertura vacinal representam um risco à saúde pública, pois podem permitir o ressurgimento dessas doenças. Por isso, a conscientização e o acesso à vacinação são fundamentais”, alerta Heryka. 

Sobre o Sabin

Com 40 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades. O Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.  O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.  

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.