Cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos todos os anos para a depressão e a ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O cenário gera um custo de US$ 1 trilhão por ano em perda de produtividade. Neste contexto, a campanha Janeiro Branco se alinha ao início de um novo ano para conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado emocional e a adoção de práticas que promovam o bem-estar psicológico. Afinal, saúde mental e eficiência estão profundamente conectadas.
No Brasil, um estudo do Ministério da Saúde revela que a prevalência de depressão ao longo da vida é de 15,5%, sendo mais comum ao final da terceira década de vida, mas podendo surgir em qualquer idade. Já uma pesquisa da consultoria IPSOS apontou que 42% dos brasileiros se sentiram tão estressados em 2023 que isso impactou várias vezes em sua rotina, enquanto 32% relataram essa sensação pelo menos uma vez no ano. Globalmente, o Brasil ocupa o quarto lugar em níveis de estresse, atrás de Suécia, Turquia e Polônia.
Ambiente saudável é prioridade
Neste mês de janeiro, os colaboradores do Sabin contam com uma programação de eventos para os incentivar a adotar hábitos que contribuam para a saúde mental. Dois desses eventos serão realizados online para todas as regionais da empresa. O primeiro deles terá o tema Desculpabilização da maternidade e da paternidade – como educar filhos fortes e saudáveis emocionalmente. Em outra palestra virtual, serão repassadas orientações sobre como manter uma relação saudável com os meios digitais, como evitar o vício em jogos on line e nas redes sociais.
Iniciativas em prol da saúde
O Sabin oferece atendimento psicológico aos colaboradores por meio de convênios e implementa iniciativas internas para monitorar e incentivar o autocuidado psicológico dos colaboradores com ações de gestão e eventos que ocorrem ao longo do ano. “Atuamos ativamente para garantir um ambiente saudável aos colaboradores. Para além de campanhas como o ‘Janeiro Branco’ e o ‘Setembro Amarelo’, nós também os incentivamos a adotarem hobbies prazerosos e trabalhamos materiais educativos sobre saúde mental, inteligência emocional e prevenção ao burnout (esgotamento profissional)”, afirma Larissa Silva, psicóloga do setor de Recursos Humanos da empresa.
Outra ferramenta implementada pela empresa é o aplicativo ‘Flowing’, que disponibiliza conteúdos sobre mindfulness, técnicas de respiração, yoga e alimentação saudável. O objetivo é estimular a adoção de hábitos que impactam positivamente o bem-estar físico e emocional dos funcionários.
Voluntariado
Além dessas ações, o voluntariado promovido pelo Instituto Sabin, responsável pelo investimento social privado do Grupo, tem papel relevante no cuidado com a saúde mental. Em 2023, mais de 260 mil pessoas foram beneficiadas por meio de 65 programas e projetos.
Rubia Maria dos Santos Serrão, supervisora de unidade e voluntária, destaca os impactos positivos dessa prática. “Participei de várias ações, como entrega de cestas básicas e roupas, e nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas em um lar para idosos. O voluntariado nos conecta ao próximo e nos faz sentir realizados. É gratificante saber que a empresa valoriza e incentiva isso”, comenta.
Para Rubia, cuidar da saúde mental envolve planejamento e priorização de momentos de qualidade com a família e amigos. “O trabalho pode gerar muitas tensões. Um ambiente acolhedor faz toda a diferença na vida dos colaboradores, pois melhora nossa qualidade de vida e reflete em todos os processos da empresa”, conclui.
Um estudo publicado pela American Psychological Association (APA) apontou que o voluntariado está associado a uma maior expectativa de vida nos casos em que as pessoas optaram por atuar em benefício dos outros.