O projeto E+ Reciclagem, que oferece descontos na fatura de energia em troca de resíduos recicláveis, é uma iniciativa da Equatorial Goiás, que é realizada em vários pontos pelo estado. Além de Goiânia, a ação está presente em Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis, Buritinópolis e Jandaia. O objetivo é incentivar os clientes a destinarem materiais como alumínio, vidro e papelão, que normalmente iriam para o lixo, em troca de benefícios na conta de luz.
Além do projeto ter gerado mais de R$190 mil em bônus nas contas de energia em 2024, que é revertido em descontos na fatura, o E+ garantiu ações sustentáveis fundamentais para o meio ambiente. Entre elas:
Mais de 1.400 toneladas de resíduos reciclados em um ano;
- Mais de 115 milhões de litros de água economizados;
- Mais de 6 mil MWh economizados;
- Cerca de 4.7 mil toneladas de CO2 evitados;
- Mais de 13 mil árvores preservadas.
Para o analista de operações do E+ Reciclagem da Equatorial Goiás, Jessé França, essa ação desempenha um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável para todos. “Ao reciclar, não apenas diminuímos a quantidade de resíduos enviados para aterros e lixões, mas também contribuímos diretamente para a redução da emissão de gases de efeito estufa, como o CO2. Cada tonelada de material reciclado ajuda a preservar nossos recursos naturais, reduz a poluição e minimiza o impacto ambiental”, afirma o analista.
Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor do desconto seja maior do que o total da conta, o excedente é automaticamente creditado na fatura seguinte. Os clientes também podem optar por repassar o bônus para outra unidade consumidora cadastrada em seu CPF ou CNPJ ou ainda doá-lo para uma entidade beneficente sem fins lucrativos, mediante apresentação do número da conta contrato da instituição. Além disso, cada cliente pode consultar seus bônus através do aplicativo E+ Reciclagem.
Fluxo de resíduos pós coleta
Após o resíduo ser entregue nos pontos de coleta, ele é direcionado a uma das recicladoras parceiras, onde será iniciado o processo de transformação do resíduo coletado. Posteriormente, esses materiais são enviados à fábricas ou indústrias de reciclagem e são transformados em novos produtos, cada um de acordo com sua categoria.
Atenção aos resíduos aceitos:
– Papel: livros, revistas, jornais, papelão, documentos entre outros;
– Plástico: PET, plástico duro e PVC, entre outros;
– Metal: alumínio, ferro e bronze, entre outros.
– Eletrônicos: todo e qualquer tipo de resíduo eletrônico, como celulares, computadores, entre outros.
. Todo material coletado possui a cobertura do LGPD pois a concessionária possui grandes empresas parceiras.
Pontos de coleta em todo o estado:
– Santuário Sagrada Família – R. Prof. Lázaro Costa, 474 – Vila Nova Canaã, Goiânia;
– Reciclagem Anápolis – R. Frutuoso Maia de Oliveira, Rua – L-8, Qd. 05 – Vila Industrial, Anápolis
– RR Trindade – Rua São Francisco n° 743, Qd. 06, Lt. 12/13 – Núcleo Anhanguera, Trindade
– CEL da OAB – Av. de Furnas, 312 – Jardim Rio Grande, Aparecida de Goiânia
– Rua 12 – Fazenda Angical – Zona rural, Buritinópolis – GO, 73975-000
– Comunidade Terapeutica – Alameda dos Alecrins – Chácara 61, Trindade
– Jandaia – Av. D. Gercina Borges – Centro, Jandaia;
Premiação
O Projeto E+ Reciclagem GO marcou presença no 22º Troféu Seriema, Prêmio CREA de Meio Ambiente, que é considerado o Oscar do Meio Ambiente, sendo reconhecido pelo seu impacto e relevância no meio ambiente. A Equatorial Goiás ficou entre os três finalistas na Categoria Gestão Empresarial para ODS, premiação organizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO).
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².