Está sendo articulada para acontecer em breve uma reunião entre o governo de Goiás e do Distrito Federal para discutir o possível reajuste das tarifas de ônibus que conectam o entorno à capital federal. A participação dos prefeitos das cidades do Entorno, a exemplo do Chefe do Executivo Municipal de Valparaíso, Marcus Vinicius, também está prevista no encontro.
A reunião foi anunciada durante a Cerimônia de recriação da Secretaria de Entorno do Distrito Federal. Toma posse como secretário-extraordinário o advogado Cristian Viana. Na oportunidade, o governador do DF Ibaneis Rocha enfatizou a importância do tema, afirmando que “a questão das tarifas de ônibus do entorno é uma coisa muito importante para todos nós, porque sacrifica a população do entorno, mas sacrifica também aquelas empresas do Distrito Federal que estão atrás de mão de obra”. Ele ressaltou que a alta no preço do transporte é um dos fatores que impactam a disponibilidade de trabalhadores qualificados para as vagas de emprego existentes na região.
Para o prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius, a recriação da Secretaria do Entorno vai ser fundamental para estimular o diálogo entre os dois governos: “Sabemos que o futuro do DF e o futuro de Goiás passa pelo Entorno. Um momento como esse, de criação de uma secretaria tão importante para a região faz com que a gente tenha uma expectativa cada vez maior de fazer a diferença na vida da comunidade. Com a aproximação entre os governos de Goiás, do DF e municípios, a gente sabe que o avanço chega”, confiou.
Cristian Viana, recém-nomeado secretário do Entorno, destacou que a discussão sobre a criação de uma tarifa intermunicipal é o “principal desafio” da nova secretaria, que foi oficialmente criada nesta terça-feira, dia 11. Essa iniciativa visa melhorar a mobilidade e o acesso ao transporte público para os cidadãos que transitam entre o Distrito Federal e as cidades vizinhas.
Vale lembrar que, em fevereiro do ano passado, a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) já havia realizado um reajuste nas tarifas das passagens, que aumentaram em média 8,56%. Essa medida foi justificada pela necessidade de atualização dos valores, uma vez que, durante os anos de 2021 e 2022, o serviço estava sob a gestão do governo do DF, o que dificultou a operação das empresas de transporte. Com os reajustes, as passagens passaram a custar entre R$ 4,45 e R$ 11,05. A reunião entre o GDF e o governo de Goiás busca se antecipar a um novo reajuste previsto para 2025, visando encontrar soluções que beneficiem tanto a população do Entorno quanto as empresas do Distrito Federal.