Com o objetivo de estreitar relações e promover o intercâmbio de conhecimento sobre tecnologias portuárias europeias, o Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, e o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, realizaram diversas visitas estratégicas a complexos portuários na Europa, incluindo o Porto de Rotterdam, na Holanda, e o Porto de Antuérpia, na Bélgica.
A primeira parada foi no Porto de Antuérpia, um dos maiores terminais multipropósito do mundo. O local opera contêineres, cargas gerais e veículos no modelo Ro-Ro (Roll-on/Roll-off), otimizando o fluxo de mercadorias com alta eficiência. Já o Porto de Rotterdam, um dos maiores do mundo em movimentação de contêineres, foi a segunda parada da missão. O foco principal da visita foi a tecnologia empregada para garantir sinergia entre os diversos terminais. A integração das operações é um dos pontos fortes do porto holandês, permitindo que terminais multipropósito, terminais exclusivos para contêineres e operações de turismo coexistam de maneira eficiente.
Durante a agenda, a delegação brasileira também visitou o maior terminal de contêineres da Europa, o MPET, e acompanhou de perto os avanços europeus em transição energética e combustíveis sustentáveis. A iniciativa está alinhada com as estratégias de concessões e leilões do setor portuário brasileiro, que priorizam o desenvolvimento sustentável.
Segundo o Secretário de Portos, Alex Ávila, a Europa é um parceiro comercial estratégico do Brasil, e conhecer de perto seus complexos portuários permitem trocar experiências valiosas. “O Porto de Rotterdam e o terminal de contêineres MPET, na Bélgica, estão muito avançados em tecnologia, sustentabilidade e ESG. Essa visita reforça que estamos no caminho certo com nossa agenda de concessões e leilões, focada no desenvolvimento sustentável. Aprender com essas práticas nos ajuda a aprimorar nossa infraestrutura logística e criar oportunidades alinhadas ao que o mundo desenvolvido já pratica”, ressaltou o secretário.
Outro destaque da viagem foi a visita ao edifício-garagem para veículos, que não só protege os automóveis, mas também libera espaço no pátio, melhorando a logística interna. Além disso, o terminal se destaca pela transição energética, com geração de energia eólica e um cais de três quilômetros totalmente eletrificado. Esse modelo sustentável demonstra como a tecnologia pode tornar a logística portuária mais eficiente e ambientalmente responsável.
Outro ponto de interesse foi o sistema VTMIS (Vessel Traffic Management Information System), que auxilia na entrada e saída de navios, otimizando o tráfego marítimo e reforçando a segurança operacional. A visita reforçou o compromisso do Brasil em alinhar sua infraestrutura logística às melhores práticas globais, especialmente no que se refere à agenda ESG. Além do intercâmbio técnico, a iniciativa abre caminho para futuras parcerias e investimentos que podem impulsionar a competitividade dos portos brasileiros no cenário internacional.
Santos e Itajaí no rumo da modernização
A missão na Europa foi realizada a pedido do ministro Silvio Costa Filho, com o objetivo de trazer essas boas práticas para os portos brasileiros, em especial Santos e Itajaí. O aprendizado será essencial para aprimorar os processos e modernizar a infraestrutura portuária nacional.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, ressaltou que, no caso do Porto de Santos, a viagem foi fundamental para embasar projetos estratégicos. “Podemos citar como exemplo o leilão do TECOM 10, além de obras estruturais como o Túnel Santos-Guarujá e a implementação do VTMIS. Essas iniciativas prometem elevar a competitividade do porto, tornando-o referência na América Latina. Além disso, a visita demonstrou a importância da conexão do porto com a cidade, garantindo um desenvolvimento sustentável e harmonioso, algo que os portos brasileiros buscam replicar”, afirmou.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos