Riscos e incertezas são alguns dos obstáculos presentes no cotidiano daqueles que decidem se tornar um empreendedor. Mas essa prática, que mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo, exige uma série de atributos como, por exemplo, coragem, disposição, mentalidade, organização e comprometimento. Essas características foram determinantes para incentivar o brasiliense Tiago Cruz a deixar a rotina de perito automotivo em uma grande seguradora para ganhar a vida com um empreendimento próprio.
No entanto, a trajetória de Tiago começou a ser escrita há 19 anos, mais precisamente em março do ano 2000. À época, com apenas 20 anos, ele ingressou em uma empresa para ocupar o cargo de motorista. O comprometimento com a função desenvolvida levou Tiago a ser promovido à função de auxiliar de escritório, depois estoquista e, posteriormente, ao cargo de vendedor. O jovem passou, ainda, por outras empresas do cenário automotivo do Distrito Federal, ocupando cargos de consultor técnico e inspetor de sinistro.
A reviravolta na vida do empreendedor teve início durante o segundo semestre de 2012 em um bate-papo rotineiro com um colega de trabalho. “Sempre quis abrir o meu próprio negócio e a conversa foi exatamente nesse sentido. Como trabalhava em uma seguradora, sabia que o setor automotivo tinha uma alta demanda”, conta.
Determinado a se arriscar, Tiago saiu do trabalho e foi para casa para comunicar a esposa sobre a decisão que tinha tomado. No entanto, para conseguir colocar sua ideia em prática, o empreendedor teria que convencer a mulher a vender a residência de 250 metros quadrados, próxima ao Jockey Club de Brasília. “O dinheiro da venda do imóvel seria totalmente utilizado para abrir o negócio que eu queria. Foi difícil, mas a convenci e, num prazo de 30 dias, eu consegui fechar a venda da casa onde morávamos”, recorda. Após a venda do imóvel, Tiago e a esposa alugaram um apartamento de 80 metros quadrados, no Guará, e também um galpão na Cidade do Automóvel, onde instalariam a Santa Fé Lanternagem e Pintura.
Mas antes de abrir de fato as portas da empresa ao público, o casal empreendedor foi atrás de apoio e encontrou no Sebrae no DF o que tanto precisavam: capacitação. Inicialmente, Tiago realizou uma consulta de viabilidade do empreendimento, depois começou a participar de palestras, oficinas e adquiriu conhecimentos que foram vitais para gerir de forma correta o empreendimento que iniciaria.
Paralelo à essas atividades, Tiago iniciou a reforma do espaço alugado na Cidade do Automóvel e também contratou seus oito primeiros funcionários. “Todo o conteúdo que assimilei nas atividades do Sebrae foi importante para iniciar bem o meu negócio. Também tive a oportunidade de participar do Empretec, em 2014, e consegui redefinir minha visão, liderança e o meu senso de oportunidade. Foi um completo divisor de águas”, destaca o empreendedor.
Com a mudança de comportamento após ter participado do Empretec, Tiago começou a pensar de forma diferenciada e tomou decisões que impulsionaram o crescimento da Santa Fé. A loja mudou de endereço e foi para um espaço bem maior, no SIA Trecho 03. O número de colaboradores cresceu significativamente. As oito pessoas que deram início à história da empresa já eram 25 em 2014 e, hoje, já são 50. “A nossa equipe de profissionais – mecânicos, lanterneiros e pintores especializados – é qualificada, competente e capaz de oferecer um atendimento de excelência. Também utilizamos equipamentos de alta tecnologia, cabine de pintura com sistema de secagem rápida, controle de temperatura e dispersão de gases, que garante um trabalho de alta qualidade”, assegura Tiago.
A imersão vivenciada no Empretec levou Tiago a incentivar a esposa. Curiosa, ela foi atrás do Sebrae e conseguiu se inscrever para a turma seguinte do seminário, que é realizado mensalmente pelo Sebrae no DF. “Hoje minha esposa é diretora financeira da empresa e o meu braço direito. Ela já estava determinada a me ajudar e eu insisti para que ele participasse do Empretec. A intenção era que pensássemos de forma mais parecida possível e consegui alcançar esse objetivo”, acrescenta.
O apoio do Sebrae também foi fundamental para Tiago conquistar uma licitação do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF). Para isso, o empreendedor participou de um curso sobre compras públicas e contou com o apoio de um consultor da instituição antes do pregão eletrônico que selecionaria a empresa que prestaria serviços para o órgão.
Desde 2016, a Santa Fé Lanternagem e Pintura é prestadora de serviços em manutenção de veículos do DER/DF e mantém uma filial com 29 colaboradores dentro da sede do DER/DF.
Hoje, a Santa Fé está entre os dez maiores empreendimentos automotivos do Distrito Federal e possui convênios com grandes seguradoras do Brasil, como Porto Seguro e Mapfre. Mesmo assim, Tiago ambiciona novas metas para o futuro da marca. “Quero firmar mais contratos com o governo, abrir filais em outros estados. Quero levar a qualidade e o comprometimento do meu trabalho para outros lugares”, completa Tiago.