Criado pelo setor de comunicação (ASCOM) do UNIDESC a feira de profissões tem como objetivo o contato e vínculo direto com alunos do Ensino Médio. O evento tornou-se acontecimento instituído no calendário acadêmico e desde 2016 acontecem todos os anos. A instituição reconhece que a feira é uma ferramenta importante de apoio aos jovens nesse momento tão crucial que é a escolha profissional.
Novos ciclos exigem novas escolhas. Ao chegarem ao Ensino Médio a maioria dos jovens se pergunta: O que vou fazer depois? Qual curso escolher? Devo fazer algo que eu gosto ou focar no que está em alta no mercado de trabalho? Ou é melhor só trabalhar e deixar a universidade para depois?
A Feira das Profissões do Unidesc propõe aos alunos do Ensino Médio a descoberta, ou até mesmo a confirmação da escolha profissional. É o momento de o aluno ter contato direto com quem já vive a realidade acadêmica e também do mercado de trabalho. É na feira que os estudantes poderão tirar todas suas dúvidas, conhecer a fundo os cursos, entender o que os espera futuramente.
A Escola tem o importante papel de auxiliar os alunos nesse momento da escolha. O Unidesc estabelece com esse projeto uma parceria entre a Instituição de Ensino Superior e as escolas de Ensino Médio nessa importante função, onde os coordenadores e professores estarão à disposição para: tirar todas as dúvidas dos estudantes e apresentar, com uma linguagem simples, as vantagens e as curiosidades de cada profissão.
O principal objetivo da Feira de Profissões é apresentar aos alunos do Ensino Médio as características de todos os cursos oferecidos pelo Unidesc. Cada coordenador terá um espaço (sala de aula, laboratórios, área externa, auditório) para montar a estrutura necessária para exposição, palestra, dinâmicas e simulações.
A meta é que todos os participantes vivenciem situações reais do mercado de trabalho e se sintam seguros na hora de decidir qual o melhor campo de estudo seguir. O tema dessa edição é amizade.
Neste ano a feira acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro. No dia 18 (quarta-feira) o evento acontecerá no período manhã e tarde, 8h às 12h e 14h às 17h. Já no dia 19 (quinta-feira) os horários serão manhã e noite, 8h às 12h e 19h às 22h. A expectativa é de trazer 2000 alunos de diversas escolas da região para conhecerem os cursos da instituição.