Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

A FestFlor Brasil 2024 vem aí! Tudo o que você precisa saber sobre o evento

A primavera de Brasília não seria a mesma sem a FestFlor Brasil. O evento será realizado das 11h às 19h, entre os dias 5 e 8 de dezembro, no Pavilhão de Exposições da Embrapa Sede, na Asa Norte, com entrada franca.

A FestFlor é a maior feira de flores e plantas ornamentais da capital e visa fortalecer a floricultura nacional. São dezenas de estandes de plantas, flores, insumos, embalagens, acessórios, produtos e serviços de decoração, com a participação de mais de 100 produtores.

Rafael Bueno, secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), ressalta o objetivo e a relevância do evento para os produtores da capital e entorno.

“A FestFlor é uma importante iniciativa porque é um momento em que de fato expomos e divulgamos a produção de flores, forrações, gramados e jardinagem para todo o público do Distrito Federal e de outras regiões também. Aqui as pessoas vão poder encontrar desde plantas suculentas até equipamentos e cursos de ornamentação e embelezamento de ambientes com flores e plantas. A ideia é realmente fomentar o crescimento desse mercado, que é tão importante para a agricultura familiar e também para alguns médios produtores”, detalhou o secretário.

André Marques, presidente da Central Flores, produtor de orquídeas e proprietário do Orquidário Colorado, está ligado à FestFlor desde a sua primeira edição e aguarda com expectativa esta nova edição:

“Participo desde a primeira, antes mesmo de ela ganhar esse nome. Diria que a FestFlor é a motivação para o produtor seguir, pois temos acesso ao mercado pulsante de plantas e flores. Este ano, a feira acontece em dezembro, uma data diferente da do ano passado. Então, temos o potencial de preparar novas espécies de plantas para vender aos colecionadores”, destacou o produtor.

O evento é uma realização do Instituto Desponta Brasil, com apoio da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e da Central de Abastecimento (Ceasa).

Mercado

De acordo com o relatório anual do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) da Emater-DF, a floricultura no Distrito Federal alcançou uma produção superior a R$ 9 milhões numa área plantada que ultrapassa os 457 hectares.

Dentro do setor de floricultura está inclusa a produção de folhagens e forrações (gramas). Ainda segundo o VBP, no DF, destacam-se a produção de gramas, palmeiras em geral, flores de corte — como aster e lisianthus —, forrações diversas, com ênfase na liríope, flores e folhagens tropicais. A estimativa da Emater é de cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo setor.

Todo esse cenário proporcionou um volume de negócios acima de R$ 200 milhões. De acordo com Joel de Farias, produtor e presidente da Cooperativa Multiflor, Brasília tem um enorme potencial a ser alcançado, pois ainda não consegue atender todo o mercado consumidor:

“O mercado de flores de Brasília tem um grande potencial. A cada dia vemos essa possibilidade de crescimento. Sei que temos muitos produtores de floricultura no DF e temos produzido muitas flores e plantas em geral, mas não conseguimos atender nem 20% da produção consumida no Distrito Federal. Os 80% restantes vêm de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná”, explicou o produtor.

Ainda segundo o presidente da Multiflor, algumas datas comemorativas e eventos como a FestFlor impulsionam o mercado na capital do país:“Nas datas comemorativas temos um aumento ainda maior que o normal, como o Dia da Mulher, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, Finados em novembro, além dos casamentos ao longo do ano”, detalhou de Farias.

O secretário da Seagri-DF, Rafael Bueno, corrobora a posição da Cooperativa Multiflor:

“O Distrito Federal tem muito potencial. Há um mercado corporativo que demanda por flores, um mercado de casamentos e um mercado de presentes. Aqui no Distrito Federal utiliza-se muito a flor para presente, e isso é importante porque abre mercado para nossos produtores e, como disse, fomenta e faz crescer esse setor que é tão importante para o nosso estado”, finalizou Bueno.

Programação

O evento contará ainda com palestras e oficinas sobre flores, arranjos, terrários, horta doméstica, Ikebana e decoração de festas. A programação inclui palestras gratuitas e abertas ao público no palco principal e oficinas no Auditório Orquídea, que também têm entrada franca. Contudo, é necessário fazer uma pré-inscrição pelo site do Sympla no link abaixo, pois as vagas são limitadas. Também é preciso levar um quilo de alimento não perecível.