Antes do nascimento dos filhos, muitos pais já sonham com a profissão deles. Muitos desejam e impõem que os filhos sigam a mesma profissão que eles, ou outra que sonhavam para si. Porém, muitas vezes o desejo dos pais não são os mesmos que o dos filhos, ou eles não tem aptidões para executar tal profissão. O que gera um grande conflito para as famílias. Os pais acabam projetando nos filhos o que queria que fosse a sua realidade, sem perguntar ou questionar o que os filhos queriam para si. Os filhos não devem ser fonte de realização dos sonhos dos pais, mas sim a fonte de realização dos próprios sonhos.
Por outro lado, os pais podem ser ótimos parceiros na hora da escolha. O diálogo é uma grande ferramenta nessa fase, os pais podem mostrar os prós e contras das profissões, as possibilidades, incentivando-os, sem imposições, permitindo que tenham uma escolha segura, confortável e ponderada.
O processo de decisão pode não ser tão simples. É interessante procurar um psicólogo que através de métodos e testes, pode ajudar nessa escolha através do projeto de orientação profissional.
Verusca Roseno
CRP 01/14028
Psicóloga, Especialista em Crianças e Adolescentes. Oferece atendimento clinico e orientação Profissional para adolescentes e adultos.
Felicitá Psicologia e Saúde – Quadra 01 Conj. A Sala 202. Ed. Bella Cintra – Setor Sul GAMA DF
99621-5087 / 3384-9681