A vida tem dessas coisas. É como uma onda no mar. O dia de hoje não é igual ao de ontem e nunca mais haverá outro igual.
Eu estava indo para o trabalho com o rádio do carro ligado quando começou a tocar uma música intitulada “Como uma onda”. Nas palavras do poeta, que musicalizou os seus versos, a vida vem em ondas como um mar, num indo e vindo infinito.
Ouvindo a música lembrei-me que a alguns anos atrás eu estava contemplando o mar cearense, durante um por de sol deslumbrante que avermelhava o céu e dourava o mar. Eu via as ondas vindo e voltando, continuadamente, numa constante. Elas batiam nas pedras fazendo um barulho agradável e relaxante. E eu, absorto em meus pensamentos, imaginava que o mar com suas ondas havia testemunhado a história da humanidade. Lembrei-me dos navios dos fenícios, dos romanos e dos gregos, além das batalhas que os homens de outrora, e os modernos também, haviam travado no mar. Algumas dessas batalhas poderiam apresentar como pano de fundo o sequestro de uma mulher, como é o caso de Helena de Tróia, na Grécia antiga. O mar com suas ondas testemunhou.
Continuei ouvindo a música quando o cantor disse: “tudo muda o tempo todo no mundo.” Depois veio o refrão: “Como uma onda no mar!”
Instantaneamente ocorreu-me que como a vida vem em ondas como um mar e que tudo muda o tempo todo, a educação do meu país pode mudar, ou melhor, vai mudar. Mas o que precisa para que ela mude logo? Uma onda. Para os gregos antigos uma das finalidades da educação dos seres humanos é permitir o melhor convívio social possível e possibilitar paz e harmonia entre os homens de boa vontade. Quanto mais cedo a onde vier, educação mudará o país. O futuro será melhor para todos.
Continuouo poeta: “Nada do que foi será de novo dojeito que já foi um dia.” Pensei: é isso! Quando chegar a grande ondaeducacional que eu estou esperando há tanto tempo, haverá muitos surfando sobreela: professores, educadores, diretores de escola, orientadores escolares,auxiliares de educação, pais, responsáveis, vereadores, prefeitos,governadores, etc…, e nada mais será do jeito que já foi um dia. Tudo mudará.
MOACIR BARROS é professor, escritor e advogado público federal.