A criação da Subsecretaria de Proteção Animal do DF foi publicada hoje (29), no Diário Oficial. Vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, novo nome do órgão, a novidade foi um pedido do deputado Daniel Donizet (PL), que se reuniu com o governador Ibaneis Rocha (MDB), na terça-feira (28), para discutir os projetos prioritários do governo em defesa dos animais.
A Subsecretaria será responsável pela coordenação do controle populacional de cães e gatos, com foco na promoção de campanhas de castração gratuita, ações de proteção animal, desenvolvimento de projetos de redução de casos de abandonos, incentivo de adoção responsável, por meio de feiras públicas de adoção, e gestão do Hospital Público Veterinário, o Hvep.
“O governador reafirmou estar comprometido com ações importantes em defesa dos animais, como intensificar o combate a crimes de maus-tratos. Essa parceria para a criação da subsecretaria é mais um dos projetos que vamos implementar”, disse Daniel, conhecido como o embaixador dos animais no DF.
No final de 2022, também a pedido do deputado Daniel Donizet, o GDF divulgou a abertura da primeira Delegacia Especializada em Proteção Animal do Brasil, que vai contar com uma estrutura e equipe capacitada para combater crimes contra animais.
O projeto de criação do abrigo público para animais resgatados, uma das promessas de campanha do deputado, também está em andamento e vai receber recursos do distrital. A Terracap já está em busca do terreno que vai receber a estrutura do abrigo.
Daniel agradeceu os esforços do governo em priorizar medidas em defesa dos animais. “A causa animal foi negligenciada durante muito tempo e ficamos muito felizes em ver esse cenário mudando cada vez mais. Quero agradecer ao nosso governador pela sensibilidade de olhar para a nossa luta”, disse.
Lei das carroças
O cumprimento da lei que acaba definitivamente com a exploração de cavalos nas ruas do DF também é uma das prioridades do governo e do deputado distrital. O objetivo principal é encontrar opções de trabalho para os carroceiros que não envolvam a exploração de animais.
Também está prevista a ampliação do curral da Seagri, que recebe cavalos resgatados. Daniel vai destinar recursos para que o espaço aumente a capacidade para receber ainda mais animais vítimas de exploração.