Saudados pelo assessor especial da Secretaria, Silvinho Abreu, os estudantes ouviram em seguida uma fala do secretário de Comunicação, Eliézer Bispo, que discorreu rapidamente sobre a história de Cristalina, destacando a origem e a evolução do município em mais de 200 anos de história, mesmo antes da sua emancipação, ocorrida em 1916.
Assessores do CAT, Argeu e Herbert falaram sobre o interesse dos turistas pelos atrativos, como é feito o encaminhamento aos locais procurados e sobre o perfil dos turistas que visitam Cristalina.
Com a secretária Luciana Passos em período de férias, Argeu ficou responsável pela condução dos professores Fagno e Mariana, com os 41 alunos, para conhecer alguns pontos turísticos como a Igreja São Sebastião, Praça da Liberdade, Mercado do Cristal e Pedra Chapéu do Sol, oportunidade em que o grupo ouviu sobre a história de todos os pontos e a importância de cada um para o desenvolvimento econômico, social, histórico e turístico para o município.
O objetivo da visita foi conhecer de forma técnica o que a cidade tem a oferecer em relação à estrutura, políticas públicas e desenvolvimento do turismo.