Quem passa em frente à Catedral de Brasília notou que o espaço está recebendo uma verdadeira faxina na área externa. Para preservar o local e oferecer aos visitantes um ambiente mais agradável, equipes da Administração Regional do Plano Piloto estão realizando serviços de zeladoria, como troca e limpeza do espelho d’água, capina, pintura, retirada de mato e lixo. A operação foi uma parceria com a Arquidiocese de Brasília, que é responsável pela manutenção e conservação do cartão postal da capital.
Desde terça-feira (4), o mutirão de faxina foi iniciado e conta com a mão de obra de reeducandos, além de equipes com serviços de impermeabilização, elétrico e hidráulico.
O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, diz que a iniciativa, além de proporcionar um espaço mais limpo e organizado para os frequentadores, também reforça a imagem positiva da capital perante os turistas. “Quem não gosta de chegar e ver um monumento limpo e com área em boas condições. É o que queremos oferecer aos visitantes. Sabemos que a Catedral é um espaço muito importante para a capital. Então firmamos uma parceria com a Arquidiocese para fazermos uma limpeza geral na área externa e já percebemos o resultado com um ambiente mais seguro e limpo”, ressaltou Bruno Olímpio.
A servidora pública, Ângela Nolasco Freitas, 49 anos, explica que notou a diferença ao passar em frente ao monumento e que a Catedral estava precisando de uma limpeza. “Trabalho há 20 anos na Esplanada, é a primeira vez que notei o espelho d’água esvaziado e limpo como deve ser. Acho muito importante essas ações de manutenção e limpeza pois passa uma mensagem de cuidado e zelo pelos monumentos da capital”, elogiou a servidora.
*Com informações da Administração Regional do Plano Piloto
Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira