“Esse trabalho que vem sendo realizado há vários anos com os professores e os alunos é muito importante porque sempre vem acrescentar pedagogicamente e em conhecimentos que são colocados em prática no cotidiano das crianças na escola e no lar”. A avaliação é da diretora da Escola rural Darcy Ribeiro, de Luziânia, Cirlei da Costa Meireles, referente ao apoio e colaboração da Corumbá Concessões à construção da Agenda 21 Escolar naquela instituição. Este projeto está sendo trabalhado pela companhia em escolas dos sete municípios do entorno do reservatório da UHE Corumbá IV, neste mês de abril, como uma atividade do Programa de Educação Ambiental (PEA).
Para Cirlei Meireles, a missão dos professores da escola Darcy Ribeiro “é trabalhar com as crianças conhecimentos e práticas boas de cidadania e ambientais para que elas possam ser espelhos para a família, crescer e fazer a diferença na sociedade. ” O projeto foi realizado na escola nos dias 9 e 10 de abril e a programação constou de uma reunião com os professores e de atividades lúdicas para os alunos.
Construção da Agenda 21
A Agenda 21 é um documento que nasceu durante a Rio Eco 92 para implantação global e prevendo, em mais de 40 tópicos, as possibilidades de desenvolvimento sustentável para o planeta, com o intuito de gerar desenvolvimento sem prejuízos à qualidade de vida do ser humano e às condições ambientais. As agendas locais – estados, municípios, regiões e comunidades – estão sendo implementadas onde existam necessidades de crescimento e de sustentabilidade ambiental e econômica.
A Corumbá Concessões desenvolve o projeto Agenda 21 Escolar desde 2013, nas escolas de abrangência da usina de Corumbá IV. A partir de debates, levantamento de sugestões e propostas de ações na escola e no seu entorno, a Agenda 21 é construída de forma contínua e pode abrigar outros projetos que a escola já desenvolva, de cunho ambiental, econômico, social e de cidadania.
Segundo a analista ambiental da Corumbá Concessões, Marinez de Castro, as escolas que desenvolverem os melhores projetos receberão premiação, como estímulo: “Nós estamos incentivando os professores a construir a Agenda 21 na escola de modo a envolver as crianças em alguma ação que traga melhoria nas relações interpessoais e no espaço de uso da instituição. ”
A expectativa da professora Maria Nancy de Oliveira em relação aos trabalhos da Agenda 21 é grande: “A reunião com os agentes do PEA foi muito proveitosa. Nós estamos empenhados em desenvolver novas formas para atingir a comunidade escolar”, disse. Uma das questões colocadas é o desafio em transmitir aos pais os ensinamentos que seus filhos aprendem em sala de aula. A professora Simone Rabelo disse que a escola Darcy Ribeiro está programando oficinas e palestras voltadas para as famílias, sobre reciclagem e descarte correto de resíduos.
Contação de histórias
No dia 10 de abril, os contadores de história William Reis e Manu Chagas divertiram as crianças com músicas, histórias, teatro e cantigas de roda, com foco ambiental. William, que é presidente da Associação dos Amigos de Histórias de Brasília, falou sobre a alegria de ver o retorno do seu trabalho: “É uma interação maravilhosa, porque a gente consegue perceber no brilho dos olhos e no sorriso das crianças que elas entenderam o recado e que vão multiplicar, em casa, o que aprenderam. O nosso trabalho é fruto de muito carinho na preparação e escolha do repertório e muitos alunos que já viram nossa apresentação nos contam que estão brincando em casa de cantar e contar histórias para os pais e os irmãos”, disse.
Outro relato de William é sobre uma criança cadeirante que, segundo o pai, não sorria ou interagia com as pessoas. “Durante um sarau, esse pai nos contou que seu filho foi sensibilizado pelas cantigas e histórias, aplaudindo e manifestando alegria. Acredito que em qualquer lugar as histórias e a música têm poder de cura de crianças, jovens e adultos”.
A programação da Agenda 21 Escolar se encerra no dia 30 de abril, com atividades na Escola João Gabriel, no município de Novo Gama.
Ana Guaranys
Assessoria de Comunicação / Corumbá Concessões