Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Agosto Dourado: saiba como a amamentação previne doenças cardiovasculares

Em agosto, anualmente, é marcada a campanha de incentivo ao aleitamento materno, também conhecida como Agosto Dourado. E ainda que não seja novidade todos os benefícios que a amamentação traz – tanto para as mães quanto para os bebês -, pouca gente tem conhecimento de que o aleitamento pode interferir diretamente na saúde do coração da mãe.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e publicada pela Obstetrics and Gynaecology, apontou que as mulheres que amamentaram por mais de um ano tiveram 10% menos risco de sofrer de doenças cardiovasculares ou de um AVC, se comparado com aquelas que nunca amamentaram.

Segundo o médico cardiologista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor), Dr. Ernesto Osterne, isso acontece porque a amamentação faz com que o organismo maneje melhor a gordura corporal.

“Durante o período de aleitamento, as mulheres diminuem consideravelmente seus depósitos de gordura, o que contribui diretamente para o fortalecimento cardiovascular. Também  é por isso, inclusive, que amamentar emagrece”, explica.

Para os bebês, então, os benefícios são inúmeros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o leite materno – que é rico em nutrientes e sais minerais – é recomendado pelo menos até o sexto mês de vida do recém nascido, sendo essencial na formação no sistema imunológico.

Por esta razão, mesmo que indiretamente, a amamentação acaba sendo um aliado também para a saúde do coração do bebê, a curto e longo prazo. “Um sistema imunológico reforçado previne diabetes, obesidade, infecções etc. Ou seja, é menor a chance de ter problemas cardiovasculares futuros”, finaliza Dr. Osterne.