O projeto Mãos Produtivas – Comércio institucional de alimentos na agricultura familiar, que a Corumbá Concessões está implementando na área rural de Santo Antônio do Descoberto, para os produtores de Pontezinha, acaba de realizar a oitava capacitação. As atividades fazem parte do Programa Alternativa Produtiva, com foco na assistência técnica para a produção de alimentos agroecológicos e comercialização institucional (PNAE e PAA) para a geração de renda na região.
A capacitação aconteceu na propriedade do produtor Leônidas Severino Botelho, em 14 de dezembro, e consistiu na poda de plantas e aplicação de produto biológico para controlar pragas e fungos. A atividade teve a participação do técnico da Emater do município, Wangevaldo Reis Fernandes. Leônidas contou que as plantas do seu pomar estavam cheias de colchonilhas e fungos. Com a orientação da equipe do Mãos Produtivas, os produtores fizeram a poda e prepararam uma mistura para dar combate às pragas. “Fiquei muito satisfeito com a experiência porque, por falta de tempo e por não conseguir combater as pragas, meu pomar estava detonado. Agora eu já sei como podar para que o sol entre nos galhos e os brotos germinem com força e saúde”, disse.
O preparado natural aplicado nas plantas foi a calda bordalesa, uma mistura de sulfato de cobre com cal virgem, diluídos em água, para melhorar o equilíbrio nutricional das árvores. Segundo o gestor em agronegócios, Cássio Meireles, da equipe do projeto, “além de aprenderem as técnicas, os produtores resgataram o regime de mutirão e, com isso, a mão de obra saiu de graça, representando uma economia estimada em R$ 800,00”, comentou. Os participantes se dispuseram a participar de mutirão na propriedade de cada um para realizar a mesma atividade.
Comércio institucional
A Associação Corpo, principal beneficiada pelo Mãos Produtivas já recebeu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP jurídica) aprovada, por intermédio deste projeto, em condições legais, visando à comercialização de seus produtos para a alimentação escolar de instituições do município, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
“A obtenção da DAP Jurídica e outros documentos foi conquistada por meio deste projeto, pois, para os produtores rurais é difícil vencer a burocracia para começar a comercializar alimentos institucionalmente, como é o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) ”, comentou a analista ambiental da Corumbá Concessões, Marinez de Castro. Os agricultores da região, segundo ela, na hora de vender seus produtos têm dificuldade para acessar canais de venda, o que os deixa desestimulados.
“Com essas capacitações que ensinam ao grupo como produzir alimentos agroecológicos de qualidade e com este apoio da Corumbá Concessões na parte burocrática, os produtores vão poder, em breve, comercializar institucionalmente no município de Santo Antônio do Descoberto”, acrescentou.
Desde junho deste ano, o Mãos Produtivas realizou oito capacitações na sede da associação Corpo, em Pontezinha, e fora da comunidade, como visitas à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-DF), em Brasília, e à sede da Coopindaiá, consultora técnica do projeto. Os cursos trabalharam diversos temas, como “O poder da cooperação nas associações rurais e o sucesso nos trabalhos em grupo”; Informações sobre o manual de operação do PAA da Conab – produção, acondicionamento, pesagem e transporte e distribuição dos produtos; Captação e armazenamento de água de chuva para irrigar as lavouras; e Manejo de irrigação e uso consciente de água.
Ana Guaranys
Assessoria de Comunicação / Corumbá Concessões