Profissionais goianos da Engenharia Civil, de várias gerações, serão homenageados em sessão solene a ser realizada no próximo dia 9 de outubro, às 19h, no Plenários da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Proposta pelo deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL), a homenagem faz referência ao 25 de outubro, quando é celebrado o Dia do Engenheiro Civil.
Entre os homenageados está o engenheiro, empresário e escritor Francisco Morais. Formado pela PUC Goiás, com especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e e certificação pela University of Miami, Francisco Morais acumula mais de duas décadas e meia de experiência no mercado imobiliário goiano, tendo participação direta no desenvolvimento, construção e lançamentos de grandes projetos imobiliários, como condomínios residenciais, bairros planejados e condomínios empresariais. Atualmente é sócio da Remo Incorporadora e da Highpar Investimentos.
Toda essa trajetória na engenharia civil e no setor imobiliário, levou Francisco a reunir boa parte de sua experiência nesses campos no livro “Entre Tijolos e Sonhos – Desvendando A Habitação no Brasil”, obra lançada este ano. O livro aborda as transformações no setor habitacional brasileiro ao longo da república, desde a era Vargas até a atualidade. Eventos históricos cruciais e suas repercussões na habitação, começando com o período Vargas e passando pela era Kubitschek, o regime militar, a década perdida e os anos 1990 são destrinchados no livro. A obra também inclui uma análise das recentes políticas habitacionais, como o programa Minha Casa Minha Vida e as implicações da Lava Jato, além de uma discussão sobre o impacto da pandemia no setor habitacional. A obra também se destaca por seu compromisso com a qualidade da vida urbana e o impacto das políticas habitacionais na inclusão social.