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São Paulo, março de 2021: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Por conta da quarentena, as pessoas com mobilidade reduzida passaram a adaptar suas residências e, ainda, a aquecer a indústria que não foi contaminada pela pandemia.

O setor movimenta R$ 5,5 bilhões ao ano. Mas, apesar do alto número, apenas um fabricante do interior paulista registrou aumento nas vendas e já estima um faturamento de R$ 22 milhões para 2021. A empresa Planeta Acessível vendeu cerca de 300 mil itens ano passado, sendo Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais os estados brasileiros que mais consomem produtos de acessibilidade.

As vendas de barras e piso antiderrapante aumentaram, e muito, devido as pessoas quererem evitar as quedas durante o isolamento social. Para o CEO da Planeta Acessível, Marcelo Costa, “tornar espaços de lazer acessíveis a todos os públicos é mais que uma simples obra, porque crianças, idosos e portadores de necessidade especial ou mobilidade reduzida exigem atenção redobrada”.

Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade Federal de São Paulo) estima que 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. Neste período de pandemia e isolamento social, o número chegou a 30%. Segundo o balanço do CEO, os itens mais adquiridos são barras de apoio, alarme audiovisual, banco articulado para banho, fechadura acessível e fita antiderrapante para banho.

Sobre a Planeta Acessível: é a maior indústria fabricante de produtos para acessibilidade do Brasil. Entre os produtos mais fabricados para construção civil, órgãos públicos e residências estão a barra de apoio, piso tátil, placas de sinalização em braile. Atualmente a empresa investe em elevadores de piscinas.

Com 70 funcionários, a Planeta Acessível apoia eventos e grandes feiras como Equipotel e Feicon, além de abraçar causas de inclusivas de responsabilidade social.