Mais da metade dos estados brasileiros já têm recordes mensais de mortes por Covid-19 em março: em 14 das 27 unidades federativas do país, morreram mais pessoas neste mês do que em qualquer outro desde o início da pandemia.
Os dados, ainda parciais, são das secretarias estaduais de Saúde e foram apurados pelo consórcio de veículos de imprensa. O Rio Grande do Norte foi o estado a bater o recorde mais recentemente: no último sábado, somou 809 mortes por Covid desde o dia primeiro. O recorde anterior era de julho, quando 783 mortes haviam sido registradas.
Os outros 13 estados com recorde são Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Goiás, Bahia, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Acre.
Só este mês, já foram registrados 56 mil e 12 óbitos pela doença no Brasil, de longe o pior número mensal desde o começo da pandemia. Antes, o maior número de mortes em um mês por Covid havia sido visto em julho de 2020, quando 32 mil 912 pessoas perderam a vida para a doença em todo o território nacional.
O Brasil registrou mil 605 mortes por Covid nas últimas 24 horas e totalizou neste domingo 312 mil e 299 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a dois mil 598, um novo recorde desde o início da pandemia pelo terceiro dia consecutivo.
Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de mais 40 por cento, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.
É o que mostra novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20 horas deste domingo.
Já são 67 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de mil; pelo vigésimo primeiro dia a marca aparece acima de mil e 500; e o país completa agora 12 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia.
GOIÁS
Goiás registrou 782 novos casos da covid-19 e 74 mortes provocadas pela doença nas últimas 24 horas, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde na tarde deste domingo. Com as atualizações, o Estado chega a 475 mil 260 casos e 11 mil 148 óbitos confirmados.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Goiás soma 451 mil 517 pessoas recuperadas. No Estado, há 243 mil 264 casos suspeitos em investigação.
Agência Brasil Central