“Sempre disse que um dia estudaria aqui. Esse sonho começou quando eu ouvi, pela primeira vez, a palavra biomedicina, há vinte anos”. Assim, a estudante Márcia Marise Ferreira da Silva, da Universidade Católica de Brasília (UCB), narra o início da sua história na primeira unidade de missão da UBEC – União Brasileira de Educação Católica.
Aos 45 anos, Márcia está concluindo o curso de Biomedicina. Ela conta que quando soube do processo seletivo para concessão da Bolsa Social da UBEC, não teve dúvidas de que era a sua chance. O ano era 2009, e ela fez vestibular com a certeza de que havia chegado para ficar.
Mãe de dois filhos e, até então, casada, a futura biomédica conta que foi abandonada pelo companheiro quando voltou a estudar e lembra o apoio que recebeu na universidade. “Graças aos meus professores, que foram super humanos, consegui passar no primeiro semestre e, hoje, estou aqui, concluindo o curso. Com a Católica, aprendi a superar meus medos e a ensinar aos meus filhos que não existem obstáculos quando você tem fé e amigos”.
“Não tenho palavras para agradecer à UBEC, à Católica e aos professores que ajudaram a construir a minha história”.
Márcia afirma que o benefício é um diferencial para muitas pessoas. “Não só na minha vida, mas na vida de muita gente que sonha com o ensino superior e incentiva quem compartilha do mesmo sonho. Por isso eu digo: se dedique, sonhe e acredite. Aqui existem profissionais que acreditam em você e que podem mudar a sua história, como a minha mudou”, conclui.
Vidas transformadas
“Eu quero estudar na Universidade Católica. Lá eu tenho certeza que vou ter um bom futuro”, Radassa Cristina.
Henrique Daniel, de 10 anos, e Radassa Cristina, de 14 anos, são filhos da Márcia e também foram beneficiados com a bolsa integral pelo Programa de Concessão de Benefícios da UBEC. Eles estudam há 10 anos no Centro Educacional Católica de Brasília (CECB).
Como mãe, a estudante comenta a importância da bolsa social para a família. “Depois que meu esposo saiu de casa, a renda ficou comprometida e com apoio da Católica, posso oferecer educação de qualidade para meus filhos. A contemplação com a bolsa social, não só pra mim, como para eles, foi vital”, afirma.
Aos 14 anos, Radassa sonha com a formação acadêmica e conta que já tem planos: “Eu quero estudar na Universidade Católica. Lá eu tenho certeza que vou ter um bom futuro”.
Depois de reescrever sua história, Márcia comemora o caminho percorrido e, emocionada, agradece pela chance que recebeu. “Só alguém que acredita no ser humano melhor tem a capacidade de fazer isso por alguém. Sou imensamente grata a UCB e a todos que trabalham aqui. Eles são mais do que uma Universidade. É um diferencial em Brasília e na vida de muitos”, disse.
A família da Márcia é parte das histórias dos mais de 25 mil estudantes que já foram beneficiados pelo Programa de Concessão de Benefícios da UBEC.
No Relatório Socioeducacional 2017-2018, o grupo destaca as principais ações sociais e também no âmbito pedagógico do último biênio. O material reflete os esforços da UBEC em prol da missão de servir à sociedade por meio da Educação.
Confira o Relatório Socioeducacional 2017-2018 da UBEC
Comunicação UBEC – Carol Lira