Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Brasília Ambiental firma cooperação para ações de educação ambiental

———- Forwarded message ———
De: IBRAM – Assessoria de Comunicacao <comunicacao@ibram.df.gov.br>
Date: qua., 12 de fev. de 2025 às 17:25
Subject: Brasília Ambiental firma cooperação para ações de educação ambiental
To:

Segue matéria para divulgação:

Brasília Ambiental firma cooperação para ações de educação ambiental

Acordo envolve plantio de mudas, trilhas ecopedagógicas guiadas, exposições e palestras

O Instituto Brasília Ambiental firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Organização da Sociedade Civil (OSC), Instituto Arvoredo, para a execução de ações de educação ambiental. O Acordo nº 1/2025 foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça-feira, 11 de fevereiro.
Conforme descrito no ACT, as ações que serão desenvolvidas pela OSC têm o intuito de integrar a sociedade ao meio ambiente, promovendo a conscientização e preservação do bioma Cerrado, por meio do plantio de mudas, trilhas ecopedagógicas guiadas, exposições e palestras. Essas ações vão ocorrer nas Unidades de Conservação geridas pelo Brasília Ambiental.
O presidente da autarquia, Rôney Nemer, destaca a importância ímpar de parcerias como essa. “Elas nos permitem condições de ampliar as ações de cuidado com o Cerrado, e também envolver a sociedade nessa prática, fortalecendo o sentimento de pertencimento dela em relação às Unidades de Conservação”.
Para a vice-governadora do DF, Celina Leão, este Acordo representa um passo significativo para a educação ambiental no Distrito Federal. “Através desta parceria com o Instituto Arvoredo, o GDF está promovendo o plantio de mudas e a conservação do nosso bioma e, principalmente, fortalecendo a integração da nossa comunidade com as Unidades de Conservação.”
A educadora ambiental do Brasília Ambiental, Mariana dos Anjos, que é membro da Comissão de Gestão e Monitoramento do ACT, explica que o projeto será executado e acompanhado em conjunto com a Educ e a Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon). Ela lembra ainda que o Acordo foi elaborado com o apoio da Assessoria de Planejamento da autarquia (Asplan), e tem vigência de cinco anos, a contar da assinatura, que ocorreu em 4 de fevereiro.
Entre os resultados esperados pelo ACT, que compõem o seu Plano de Trabalho, está a realização de seis exposições nos temas Cerrado brasileiro e sobre o Programa Eu Amo Cerrado, do Instituto Brasília Ambiental, que busca sensibilizar as pessoas para as riquezas do bioma, por meio de publicações ecopedagógicas. As exposições ocorrerão no período de 12 meses, renovado a cada ano, durante os cinco anos de atividades previstas. Essa ação pretende alcançar 600 pessoas, cem em cada exposição.

Arvoredo – O Instituto Arvoredo é uma OSC, criada em 2016, dedicada a transformar a relação entre sociedade e natureza, com foco na promoção de educação ambiental, plantio de árvores, restauração ecológica e a conservação dos biomas brasileiros, com especial atenção ao Cerrado. A Arvoredo possui equipe multidisciplinar, composta por profissionais comprometidos com o meio ambiente e com formação técnica para atuar na área.

Bety Rita Ramos