O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Apicultores e Meliponicultores (CBA), em parceria com a Associação Apícola do Distrito Federal (API-DF). A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do (Emater) terá a participação de dez técnicos, que atualizarão seus conhecimentos em diversos temas a fim de melhor atender as demandas dos produtores do DF. Além disso, a Emater mobilizou produtores de agroindústria, artesanato e produtos apícolas para comercializarem em 15 boxes no evento.
O congresso terá especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de levar aos criadores de abelhas conhecimento científico que permita fomentar a qualificação do produtor, o aperfeiçoamento das tecnologias de criação e extração dos produtos apícolas e a melhoria no beneficiamento e comercialização das produções de mel, cera, própolis, pólen, geleia real e apitoxina no Brasil.
Também serão abordados os serviços ambientais prestados pelas abelhas na produção agrícola brasileira. Estudos acadêmicos apontam que mais de 60% da produção de alimentos no mundo depende da polinização feita por esses insetos.
São esperados mais de 3 mil visitantes no evento, entre criadores, representantes de federações, associações e cooperativas, comerciantes, exportadores, pesquisadores, educadores, extensionistas rurais, profissionais da cadeia e da indústria, representantes do setor público, formuladores de políticas públicas e legisladores.
A Confederação Brasileira de Criadores de Abelhas estima que o Brasil tenha mais de 400 mil apicultores e meliponicultores.
*Com informações da Emater
Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger