A partir de sexta-feira, 23 de agosto, o Conjunto Nacional recebe a instalação Banco Vermelho, ferramenta de informação e mobilização dentro da campanha Agosto Lilás, pelo fim da violência contra a mulher. Um banco de praça gigante que simboliza a luta pelo feminicídio zero e está instalado na Praça Lúcia Costa, em frente ao shopping, onde fica até o dia 31/10. No dia 23/08, a diretora-executiva do Instituto Banco Vermelho, Paula Limongi, e a presidente da entidade Andreia Rodrigues farão o corte da fita inaugural da obra, às 16h.
A peça foi doada pela Uninassau e traz uma placa que fornece informações sobre as formas de violência listadas na Lei Maria da Penha, e um QR Code que direciona ao texto completo da lei, além de divulgar canais de ajuda para mulheres em situação de violência, funcionando como forma de prevenção e educação.
Instituto Banco Vermelho é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão a luta pelo feminicídio zero no Brasil. O Brasil é um 5º país que mais mata mulheres no mundo. A cada seis horas, uma mulher é morta simplesmente por ser mulher. Através de uma intervenção urbana que utiliza um ícone cotidiano, o banco de praça, a campanha incentiva as mulheres a romperem o ciclo de violência através de prevenção e divulgação de canais de ajuda.
Atualmente, o IBV (Instituto Banco Vermelho) está presente em mais de dez estados em breve em todo o Brasil. O Senado Federal e os Tribunais de Justiça de Pernambuco e Maranhão também possuem bancos vermelhos em suas dependências.
Agosto Lilás é uma campanha realizada no Brasil para conscientiza a população sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Iniciada em 2016, as atividades relacionadas à campanha acontecem em agosto, mês que foi sancionada a Lei Maria da Penha. O objetivo principal da é promover o conhecimento e a discussão sobre a importância da denúncia de casos de violência, além de reforçar o apoio às vítimas.
SERVIÇO
Data: 22/08 a 31/10
Local: Praça Lúcio Costa, em frente ao Conjunto Nacional