Um lugar diferenciado e que conta com muitos investimentos em cultura e esporte, essa é a realidade de Valparaíso de Goiás. Atualmente, o município goiano tem sido considerado a capital das artes marciais no Entorno do Distrito Federal.
E de um projeto desenvolvido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e do Instituto Agostin Castejon (IAC), que saiu o popularmente conhecido “Mario Samurai”, atual campeão da Liga Brasileira de MMA Nº 17. O talentoso atleta treina no CEU das Artes, que fica na Etapa C do bairro Valparaizo I.
Ao comentar sua preparação e o último bom resultado, Mario lembra que nasceu em Valparaíso. “Eu sou daqui, nasci aqui. Mas havia mudado para Taguatinga para treinar com o Marcelo Tigre. E foi lá que aprendi boa parte do que sei do MMA. Porém, eu voltei pra cá com o intuito de montar alguma coisa na minha cidade. Aqui eu treino Muay thai com o professor Luiz que é meu conhecido de longa data. Com ele fui pra Tailândia disputar um mundial, pra Argentina e rodei o Brasil. Já o Jiu-Jitsu estou treinando no CEU das Artes com a professora Marília, que me ajudou muito na preparação para a última luta”, contou.
A professora de Jiu-Jitsu, Marília da Conceição Farias, comentou que trabalhou nos últimos meses no CEU das Artes, a parte de chão com o vitorioso Samurai. Para ela o bom desempenho do atleta é uma recompensa. “É muito gratificante, porque na verdade a gente faz o que gosta. As vitórias, boas lutas e troféus que o Mario vez trazendo é conseqüência do que a gente faz. É muito bom ver um aluno subindo no ringue e tendo uma luta como o destaque da noite”, afirmou.
Para o mestre de Muay thai, Antonio Luiz Silveira, o trabalho feito na cidade tem sido excelente e engrandecido as artes marciais. Ele é amigo e treina há muito tempo com o promissor Mario Samurai. “Estamos com três pólos de artes marciais, em dois deles já implantamos o Muay thai e vamos implantar mais um no pólo da Secretaria. Temos muitos projetos em vista. Tem sido feito um investimento bacana, não só na questão material como também profissional, onde foram escolhidos professores renomados de Valparaíso. E isso mais pra frente nós vamos colher muitos bons frutos”, destacou.
Segundo o coordenador geral de projetos do IAC, Valparaíso é privilegiada por contar com um projeto de Jiu-Jitsu aberto a comunidade, e totalmente inclusivo. “Quem quiser fazer parte, pode vir e participar. Não importa se estuda na rede de ensino pública ou particular. Estamos esperando todos, a partir de 16 anos no CEU das Artes, na Casa da Cultura e na Sede da Secretaria”, informou.
Pacheco também lembra que a iniciativa de valorização ao esporte tem como intuito fomentar e disseminar a cultura das artes marciais no município, dentre elas o Jiu-Jitsu. “Contamos inclusive com alguns bons expoentes. Um dos casos é o Mario, que recentemente foi campeão de MMA e que nos representa muito bem”, finalizou.
Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás