Em parceria com o Governo do Distrito Federal, a terceira edição da Campus Party Brasília, maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, chega ao final depois de mais de 350 horas de atividades, 300 palestrantes, 200 palestras e 110 workshops, ostentando grandes resultados de participação e engajamento: 9 mil campuseiros, sendo 3 mil acampados, e mais de 100 mil pessoas presentes na Open Campus, o espaço gratuito do evento, nos seus cinco dias de funcionamento.
Na Arena da #CPBSB3, o público usufruiu de uma internet com velocidade de 20 GBps, fornecida pela Use Telecom. Foram montados quatro palcos: Feel The Future, Coders, Creativity e Entrepreneurship; e três espaços para workshops –IoT, Creators e Startups. Uma das novidades desse ano foi o espaço destinado às comunidades, onde elas puderam compartilharem conteúdo de qualidade e estimular o networking. Entre as comunidades presentes estavam: Napkintalk, Elas Projetam, STEM for Girls, Uhull/Criados para Criar, Dumont HackerSpace/Calango HackerSpace e PyLadies.
O principal destaque da programação foi a presença de uma das maiores lendas do Rock‘n’ Roll mundial, o vocalista do Iron Maiden Bruce Dickinson, que subiu ao palco para falar sobre os desafios das operações no mundo do rock e da aviação comercial, suas compatibilidades e como estes universos têm similaridades. Além dele, passaram pelos palcos da Campus Party Brasília nomes como Débora Garofalo, considerada uma das dez melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize; Gordox, primeiro caster brasileiro e também narrador dos principais eSports da atualidade; Nyvi Estephan, apresentadora de games e esportes eletrônicos do programa Esporte Espetacular, da TV Globo; Liliane Tie, fundadora da rede Woman In Blockchain; Matheus Pinto, partner manager do Google; Dado Schneider, entre outros nomes.
“A Campus Party Brasília ganhou um tamanho e uma proporção que superou todas as nossas expectativas iniciais. Construímos esse evento em parceria com mais de 125 comunidades parcerias, que nos ajudaram a pensar em temáticas e atrações que contemplassem os mais diversos gostos e interesses. Saímos imensamente satisfeitos e começamos, desde já, a pensar na edição de 2020”, conta Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.
Na Arena também ocorreram os Hackathons, maratonas de conhecimento cujo objetivo era o de desenvolver soluções tecnológicas para o bem da humanidade. Nos cinco dias de evento, foram realizados 5 desafios: Hackathon Desafio Zé Gotinha, parceria com oMinistério da Saúde focada no fortalecimento da vigilância e aumento da cobertura vacinal;Hackathon Aprender Bem, focado em criar soluçõespara a promoção de Metodologias Ativas para Educação; e Hackathon Tempo de Ação, que teve três temas: Inclusão & Proteção da Mulher do DF, Turismo e Transparência.
2º Fórum Educação do Futuro
Como inovação sempre foi um dos eixos centrais do evento, o segmento de educação não poderia ficar de fora do centro das discussões e debates. O Instituto Campus Party, em parceria com a 7OEI, Microsoft, Ensinar Tecnologia, Escola Casa Brinquedos e a organização Células Empreendedoras realizou com enorme sucesso o 2º Fórum Educação do Futuro. Mais de 350 pessoas confirmaram presença nos painéis e palestras sobre temas como inovação na educação, o papel do professor na educação do futuro e competências para o século 21, além das diversas atividades da Sala do Futuro.
“A realidade econômica, política e social da sociedade contemporânea tem se transformado em uma velocidade crescente, exigindo dos indivíduos – especialmente dos jovens – uma capacidade de adaptação e transformação de mesma intensidade. A educação no século XXI, nesse contexto imprevisível, enquanto meio de aceleração desse processo, precisa ser repensada. Não apenas em suas regras, estruturas, métodos, mas nos seus objetivos e metas pensadas a partir das necessidades imediatas e futuras”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.
Open Campus
Na área aberta e gratuita ao público, os visitantes puderam interagir com potentes simuladores de realidade virtual e aumentada, jogar os mais recentes games na área FreePlay, participar de eletrizantes batalhas de drones e descobrir um pouco mais sobre o universo maker. O público também teve acesso a novos projetos tecnológicos e científicos de robótica, presenciou mostras de projetos acadêmicos e conheceu startups com ideias inovadoras, além de acompanhar os resultados do projeto Include e as palestras do palco STEAM.
As crianças tiveram uma programação especialmente dedicada a elas no evento, tendo a possibilidade de participar de inúmeras atividades e workshops no espaço Crianças Hackers, que estreou na #CPBSB3, e cujo propósito foi estimular a sensação do que é ser um profissional do futuro, com ensino da tecnologia de qualidade. “Sem dúvida alguma, essa foi a edição que contou com a maior presença e participação do público infanto-juvenil, o que representa um grande legado, já que esses serão os campuseiros do futuro”, comenta Tonico Novaes.
Próximas Edições
Foram divulgadas na #CPBSB3 as próximas edições da Campus Party.
Campus Party NATAL 2 – Com a presença do Secretário de Planejamento da cidade, Alexsandro Ferreira, Natal foi anunciada como a próxima cidade-sede, no período de 16 a 18 de agosto, no Centro de Convenções. Os ingressos já podem ser adquiridos na plataforma campuse.ro
Campus Party Goiânia – Goiânia receberá o evento pela primeira vez. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Goiás, Adriano da Rocha, confirmou a realização da Campus no período de 4 a 8 de setembro, no Shopping Passeio das Águas.
Campus Party Maricá – O Secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações da cidade de Maricá, Sergio Mesquita, anunciou a primeira edição da Campus Party no Estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá de 18 a 20 de outubro, na Esporte Clube Maricá.
Campus Party Transire Amazônia – Manaus sediará em março de 2020, na Arena Amazônia, a primeira edição da Campus Party feita exclusivamente com capital privado. O anúncio foi feito pela gerente de marketing da Transire, Val Carrete.
Campus Party Brasília 4 – A quarta edição da Campus Party Brasília também já tem data confirmada. A próxima edição brasiliense ocorrerá entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Autoridades Presentes
Um fator importante para o sucesso dessa edição da Campus Party Brasília foi a visita de autoridades e dezenas de comitivas que vieram de várias partes do país prestigiar o evento. Destaque para a presença do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; a primeira dama do Estado, Mayara Noronha; o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvan Máximo.
Confira abaixo os principais números da Campus Party Brasília
– Público presente: mais de100 mil pessoas
– Total de campuseiros: 9 mil, sendo 3 mil acampados
– Barracas: sendo 2 mil simples e 500 duplas
– Atividades: Mais de 350 horas de conteúdo / 300 palestrantes / 110 workshops
– Produção e Tecnologia:
Velocidade da internet – 20 GBps
Envolvidos na organização – mais de 2 mil pessoas
– Outros Números
Patrocinadores, Apoiadores, Parceiros, Media Partners e Influenciadores – 68 empresas
Universidades – 19 instituições
Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 300
– Programa Campus Future
– 20 projetos selecionados para participar do programa
– Programa Startup &Makers
– Selecionados para a Campus Party Brasília: 40 startups, sendo 20 growthstage, 20 earlystage
Nossos parceiros
Como nas edições anteriores, a Campus Party Brasília conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia.
Co-realização: Governo do Distrito Federal
Apoio Institucional: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal
Diamond: Use Telecom e BRB
Platinum: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Gold: Petrobras, Governo Federal, Corretora de Seguros BRB e ABDI
Silver: Santa Clara e Coca-Cola
Sobre a Campus Party
A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. Já produziu edições nos seguintes países: Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há doze anos.