A Semana Santa, período importante para cristãos em todo o mundo é, para a Cidade de Goiás, uma época de grande movimentação de turistas por causa de eventos seculares como a Procissão do Fogaréu, que ocorre sempre na noite da quarta-feira santa.
No entanto, 2020 será diferente. A procissão que é realizada desde 1745 e, anualmente, tem reunido milhares de turistas e fiéis, foi cancelada pela primeira vez.
O cancelamento de todos os eventos turístico-religiosos foi uma das medidas tomadas pela prefeitura de Goiás. No início da semana, a prefeita Selma Bastos também publicou um decreto proibindo a entrada de turistas na cidade. Selma lamenta a situação sem precedentes.
Para passar pela barreira sanitária na entrada da cidade, a pessoa precisa se cadastrar, dizendo qual seu destino, deixando o contato, e dizendo se teve sintomas gripais. Também será aferida a temperatura de quem passar pelo bloqueio.
A entrada na cidade é permitida apenas nos casos de entregas de medicamentos, de mercadorias em padarias e mercados; assistência médico-hospitalar, segurança privada, entre outros serviços essenciais, além de moradores.
Maíra Heinen