Fazer e aprender na prática. Profissionais de todo o Brasil que buscam implementar em seu processo pedagógico metodologias ativas podem se inscrever até o dia 5 de março no processo seletivo para a Certificação de Educador Maker 2021. O projeto é uma iniciativa da Casa Thomas Jefferson, em parceria com o Thomas Maker que, em sua 4ª edição, adaptou-se ao modelo totalmente virtual para garantir a segurança dos participantes.“O ambiente on-line oferecerá toda a bagagem teórica e a magia das experiências mão-na-massa da Certificação. Repetiremos o modelo 100% online da Certificação Maker de 2020, onde os educadores selecionados embarcarão numa imersão virtual (síncrona e assíncrona) que irá habilitá-los a criar trilhas maker de aprendizagens com propósito”, explica Soraya Lacerda, professora e coordenadora do Thomas Maker.O processo funciona assim: educadores que já inovam em seus contextos podem se inscrever na primeira etapa, que envolve processo de análise e seleção dos perfis para definir os 60 educadores que participarão da jornada de certificação. Os candidatos selecionados receberão um e-mail de confirmação com orientações e um link para confirmar sua inscrição por meio do pagamento da taxa administrativa de R$ 490,00.O resultado final será divulgado na página da Certificação e, também, nas redes sociais do Thomas Maker no dia 12 de março, até às 23h59.A partir daí tem início a jornada da Certificação, a ser cumprida de 12/ABRIL a 02/JULHO com: um módulo teórico [MakerED Lab Connected] para alinhar conceitos sobre metodologias que envolvem o aprendizado com base no fazer (maker-centered learning); quatro encontros síncronos explorando, por meio de dinâmicas e experiências, a aprendizagem centrada no fazer online [MakerEDLab]; e a fase final [MakerED Lab Extended] onde o participante desenvolverá o Projeto Final criando um artefato digital de registro de sua jornada, juntamente com a ideação de uma aula, atividade, recurso, programa, ou projeto Maker para seu contexto (presencial, online ou híbrida). Para isso, ele contará com o feedback online da equipe e professores do Thomas Maker, além do apoio dosoutros educadores participantes.Confira o cronograma em detalhes em https://bit.ly/3dN6b8a Você sabia?Estudos do Project Zero, da Escola de Graduação em Educação de Harvard, revelam que a aprendizagem centrada no fazer tem mais a ver com a capacidade de pensar como um maker do que com habilidades específicas de um fazedor. No livro Maker-Centered Learning: Empowering Young People to Shape Their Worlds, os pesquisadores detalham esse estudo e mostram que se um professor souber conduzir seus alunos para alcançar essas capacidades (olhar atentamente os objetos/sistemas, explorar sua complexidade e identificar oportunidades de criação e inovação) eles alcançarão o que chamam de “empoderamento maker”. Esse empoderamento, se bem desenvolvido, levará alunos a adquirirem qualquer habilidade maker que eles queiram ou precisem para seus projetos, alcançando aí o papel de protagonistas em seu aprendizado. Para mais informações acesse:https://bit.ly/37K4UL6ou entre em contato pelo e-mail makerspace@thomas.org.br.